Caminhoneiro é autuado por emissão de poluentes em excesso na Bahia
Um caminhoneiro foi autuado pela Polícia Rodoviária Federal, ao ser flagrado com o caminhão emitindo poluição em excesso. O flagrante ocorreu na manhã da última sexta-feita, 26 de maio, na BR 242 em Itaberaba-BA.
A equipe realizava fiscalização de veículos de carga, quando solicitou a parada de um caminhão Volvo FH 540, atrelado a uma composição do tipo bitrem.
No veículo abordado, os policiais constataram irregularidades no sistema de pós-tratamento, ou seja, no “Arla 32”, que é o nome dado a uma solução líquida que reduz a emissão de poluentes transformando os elementos tóxicos dos gases de escape em materiais não-nocivos. Sua ação auxilia na redução da emissão de poluentes provenientes da queima do óleo diesel.
O líquido que estava no tanque do ARLA 32 do caminhão estava contaminado com presença de minerais, conforme reação após teste com reagente (resultado na cor violeta). Essa irregularidade no sistema de tratamento dos gases acaba gerando elementos poluidores e/ou degradadores ao meio ambiente.
Em um veículo com ARLA 32 regular, na fiscalização, ao se fazer a reação química com a substância reagente, a cor resultante deve ser azul, indicando a não contaminação por minerais.
Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado para o condutor por Causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora – Modalidade culposa (atividade poluidora ou degradadora do meio ambiente). Além dele, o proprietário do veículo também responderá pelo crime ambiental.