DAF XG+ recebe motor de 15 litros e 660 cv na Austrália
O DAF XG+ é o carro-chefe da DAF atualmente, sendo o maior e mais completo veículo da montadora. E para ficar ainda melhor, ele está recebendo uma nova motorização, com mais potência e torque, para operações com rodotrens.
A novidade está sendo apresentada no Brisbane Truck Show, exclusivamente para o mercado australiano.
O novo motor Paccar MX-15, tem 15 litros de cilindrada, 660 cavalos de potência e torque de 3.200 Nm. Essa motorização, na verdade, é desenvolvida pela Cummins, se tratando do Cummins X15D, que é oferecido na Austrália e América do Norte.
O novo propulsor foi testado por alguns anos em caminhões DAF na Austrália, com bastante segredo, mas já era especulado o lançamento de um caminhão mais potente na linha DAF, justamente para concorrer com caminhões como o Volvo FH16, que faz sucesso no mercado australiano justamente por conta do poderoso motor.
O DAF XG+ equipado com esse novo motor recebe tração 6×4 com boggie pesado, tendo capacidade nos dois eixos de 21 toneladdas.
O bruto está apto a rebocar combinações com até 97 toneladas. Na Austrália, alguns rodotrens chegam a pesar mais de 120 toneladas, com quatro carretas engatadas em um único cavalo mecânico.
O caminhão cumpre a norma de emissões euro 6, que será exigida na Austrália no ano que vem, mas, mesmo assim, não deve sair daquele continente.
Isso porque o consumo de combustível é muito alto, o que se traduz em emissões de CO2 mais altas, que não conseguiriam cumprir os rígidos padrões Europeus.
O novo DAF XG+ começará a ser entregue aos clientes australianos no ano que vem.
Os motores MX11 e MX13 são projetos próprios. O PX7, PX9 e MX15 são os Cummins B6.7, L9 e X15
Quando chegar no BRASIL ??
Observando todos os lançamentos da DAF, estou quase convencido que todos os motores que usam são todos Cummins maquiados que, por sinal, são propulsores ótimos.