Lideranças de caminhoneiros foram monitoradas pelo Governo Federal em 2020
O portal de notícias Agência Pública publicou um documento que mostra que o Governo Federal, do então presidente Jair Bolsonaro, monitorou lideranças de caminhoneiros em abril de 2020.
O documento, intitulado “Painel de Monitoramento dos Transportadores Autônomos de Cargas” e produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), monitorou pelo menos oito lideranças dos caminhoneiros, segundo o grau de ameaça que representavam.
Nenhum dos líderes oferecia alto grau de ameaça, de acordo com o documento, mas todos eram analisados de acordo com a representatividade; acesso a canais formais de comunicação; proliferação de mensagens do ator em redes sociais; presença em pontos de bloqueio anteriores; agressividade do discurso; vinculação a grupos políticos de oposição; e capacidade e intenção de mobilização.
As lideranças citadas no documento são:
- Ariovaldo Júnior Almeida (Calopsita ou Júnior) – SP
- Carlos Alberto Litti (Litti) – RS
- Diumar Bueno – PR
- Marconi França (Cowboy) – PE
- Edmilson Carneiro (Dodô) – BA
- Fabiano Márcio (Careca) – MG
- Ubirajara Nobre (Bira Nobre) – ES
- Wallace Landim (Chorão) – GO
Pouco mais de um ano após a criação desse documento, em julho de 2021, o então diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, disse em uma audiência pública que a agência não realizava análises individuais, sem fazer monitoramento de pessoas.
Esse relatório foi enviado em 2020 à Casa Civil, pasta então comandada pelo general do Exército Walter Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022, na qual funcionava um grupo interministerial criado para coordenar o combate à pandemia da Covid-19.
O documento integra um conjunto de 170 arquivos produzidos pela Abin, de março a junho de 2020, ao qual a Agência Pública teve acesso por meio da Lei de Acesso à Informação – após dois anos e meio de negativas do governo de Jair Bolsonaro (PL).
Para ver as informações publicadas pela Agência Pública na íntegra, CLIQUE AQUI.