PRF apreende caminhão com placas falsas em Minas Gerais
Um homem de 46 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na noite de segunda-feira (15/05), durante a Operação Guardião, realizada pela Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal, no km 609 da BR 381, em Oliveira-MG.
De acordo com a PRF, o homem conduzia um caminhão que ostentava placas falsas.
Durante a fiscalização no caminhão Mercedes-Benz Axor 2544S, os agentes notaram que os elementos identificadores do caminhão, como numeração de chassi e de outras peças, não se referiam à placa que o caminhão usava.
Após consulta ao sistema RENACH, foi constatado veículo circulava com o emplacamento de outro caminhão similar, de propriedade da mesma empresa.
O motorista do caminhão informou que as placas utilizadas pertencem a outro caminhão que encontra-se com problemas mecânicos (motor fundido) e que ele havia feito a substituição das placas porque o veículo abordado, encontra-se com Restrição Judicial de Circulação, além de atraso no licenciamento.
O homem foi preso por crime crime tipificado no art. 311 do CPB:
“Adulterar, remarcar ou suprimir número de chassi, monobloco, motor, placa de identificação, ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, elétrico, híbrido, de reboque, de semirreboque ou de suas combinações, bem como de seus componentes ou equipamentos, sem autorização do órgão competente”.
Ele foi encaminhado para o plantão regional da Polícia Judiciária em Campo Belo-MG, onde o flagrante foi ratificado.
O veículo foi recolhido para o Pátio Credenciado da PRF, em Itatiaiuçu-MG, e encontra-se à disposição para os procedimentos legais pertinentes.