XCMG lança caminhão 100% elétrico E7 49T no Brasil
O primeiro cavalo mecânico 6×4 totalmente elétrico vendido no Brasil é produzido pela chinesa XCMG. A montadora anunciou a novidade durante a Agrishow, maior feira agrícola da América Latina.
O caminhão XCMG E7 49T tem PBT de 23 toneladas e pode trafegar com composições de até 49 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).
Durante a operação, o caminhão não emite nenhum poluente e pouquíssimo ruído, com redução do custo operação de até 60% em relação a modelos diesel.
“Além de zero emissão de gases, o novo caminhão elétrico tem baixíssimo nível de ruído, o que possibilita a execução de tarefas urbanas, sem poluição sonora, principalmente no período noturno, tanto em áreas residenciais, como em ambientes fechados, galpões e armazéns. Também confere pouca vibração, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas”, afirma o gerente de Elétricos da XCMG, Ricardo Senda.
O motor elétrico do caminhão produz 320 cavalos de potência (240 kW), e tem torque instantâneo de 2.000 Nm. A velocidade máxima é de 84 km/h, com autonomia média de 150 quilômetros.
O preço do E7 49T não é baixo, mas fica pouco acima de modelo diesel top de linha vendidos atualmente. De acordo com a montadora, o preço médio, que varia conforme a especificação, é de R$ 1,3 milhão por unidade.