CaminhoneiroDestaquesNotíciasNotíciasNovidades

Canadá cria programa para contratação de motoristas estrangeiros

Entidades de transporte do Canadá estão comemorando a criação oficial de um programa para contratação de motoristas estrangeiros, que tenham experiência anterior com o transporte de cargas.

A informação foi confirmada pelo Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, Sean Fraser, na tarde de ontem, 31 de maio. Por meio do sistema Express Entry, que já existe para outras profissões, imigrantes tenham interesse em viver permanentemente no Canadá poderão obter uma carteira de habilitação profissional.

A partir de agora, os motoristas de caminhão ficam oficialmente incluídos no programa, e isso vai permitir que o Canadá emita convites para potenciais residentes permanentes com experiência e habilidade no idioma (inglês ou francês).

A medida também vai contemplar profissionais de assistência médica, profissionais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, trabalhadores da construção civil, como carpinteiros, encanadores e empreiteiros, e também trabalhadores agrícolas.

“Onde quer que eu vá, tenho ouvido falar de empregadores em todo o país que estão enfrentando escassez crônica de mão de obra. Essas mudanças no sistema Express Entry garantirão que eles tenham os trabalhadores qualificados de que precisam para crescer e ter sucesso. Também podemos expandir nossa economia e ajudar empresas que enfrentam escassez de mão de obra, além de aumentar o número de candidatos fluentes em francês para ajudar a garantir a vitalidade das comunidades de língua francesa. Simplificando, o sistema de imigração do Canadá nunca foi tão sensível às necessidades sociais ou econômicas do país”, destacou Sean Fraser, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá.

O formulário para inscrição será divulgado nos próximos dias, e os primeiros convites para imigrantes serão feitos até o verão canadense (agosto).

Atualmente, a imigração responde por quase 100% do crescimento da força de trabalho do Canadá, especialmente em profissões de base, com salários menores e maiores dificuldades, como caminhoneiros, construtores e outras.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

20 thoughts on “Canadá cria programa para contratação de motoristas estrangeiros

  • VITOR ALBINO MIGUEL DE SOUZA

    Como faço pra me candidatar a uma vaga estando aqui no Brasil,quais são os requisitos pra participar da vaga.

    Resposta
  • Bacana! Como fez para se candidatar?

    Resposta
  • Luiz Fernando silva Bernardo

    Bom dia Thiago tudo bem? Como faço para tentar?

    Resposta
  • Raffles Marcelino

    Meu contato é
    aguia_ marcelino @hotmail.com
    Sou profissional motorista de cargas excedentes se tiver alguma empresa enteresada tá aí meu contato!

    Resposta
  • Leandro leleco

    Essa história de falta de mão de obra no Canadá, parece aquela história do cara sofrendo abraçado com um 🌵 cacto pq quer. Basta soltar o cacto que o problema se resolve.
    (Burocracias) muitas Burocracias em vão.

    Resposta
  • Charleston Emerson scolmeister

    Como faço pra me escrever nesse programa no Canadá sou carreteiro a 15 anos…vou deixar meu e-mail aki se alguém tiver essa informação djmagraosc@hotmail.com

    Resposta
  • Como faz p me escrever ou .maior informação

    Resposta
  • Não é preciso ser tão fluente assim, basta ter uma nota 5 no IELTS, além de ter no mínimo 2 anos de experiência comprovada e ensino médio completo. Eu mesmo participei de um processo seletivo e fui aprovado. Estou agora juntando a papelada necessária para imigrar talvez esse ano ainda.

    Resposta
  • Marcelo Aparecido da Silva

    Como faço pra candidatar tenho categoria E

    Resposta
  • Jorge Feliciano da Costa

    Sou caminhoneiro categoria AE carreteiro falo Inglês é Espanhou gostaria de me candidatar mais queria saber se os custos de viagem é moradia são por nossa conta.

    Resposta
  • Tenho CNH D, dirigir ônibus por um ano e acabei não prosseguindo com a profissão devido proposta em outra área .Tenho aquele inglês intermediário e estou tentando alguma área no Canadá e depois focar em Dirigir caminhão no Canadá

    Resposta
  • Como posso me candidatar tenho trinta anos de profissão de carreteiro

    Resposta
  • José Henrique Pereira

    Sou brasileiro com cidadania portuguesa e tenho interesse em uma oportunidade de trabalho, sou condutor de veículos pesados, não falo nem inglês nem francês mais gostaria de uma oportunidade. Obrigado.

    Resposta
  • Maurício juventino Garcia

    Como fasso para me candidatar

    Resposta
  • SOU motorista,nao falo nem o português direito, mais sei tocar os bruto, com o dom que um professor de qualquer língua ensina seus alunos eu também posso ensinar a outra pessoa a dirigir . Entao contrata que eu pago para aprender o inglês, francês, japonês e qualquer outra língua, outra coisa nao quero fazer amizade e bater papo com ninguém ,se eu quiser comversar falo com minha muie, quero dirigir e ter uma vida melhor . Obs hoje tem aparelhos que traduzem todas as línguas…..pqp tão sem motorista por querem!!!!!

    Resposta
  • Fabricio Franciscon Luiz

    Vira e mexe vocês fazem essa matéria de EUA e Canadá precisando de motorista dando esperança a quem não tem…
    EUA não contrata estrangeiros para morista de caminhão, não existe plano de imigração para isso…
    Canadá esse sim tem plano de imigração mas vc precisa ser fluente no francês ou inglês para ser motorista ou então estar com cidadania canadense.. qualquer um que tenha cidadania canadense não vai querer sofrer como motorista de caminhão com outras profissões pagando melhor….

    Resposta
  • Moroti Bento Americo

    E qual o salário de motorista carreteiro aí no canada

    Resposta
    • VALTECIR ALBINO NARZETTI

      Pra melhorar poderia fazer uma matéria sobre salário e benefícios de motorista no Canadá

      Resposta

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF