DAF XG+ com 660 cavalos de potência é flagrado na Europa
Recém apresentado na Austrália, a versão mais potente do DAF XG+ acaba de ser flagrada na Europa. O poderoso caminhão é equipado com o poderoso motor Paccar MX-15, que tem 15 litros de cilindrada, 660 cavalos de potência e torque de 3.200 Nm.
Essa motorização foi desenvolvida pela Paccar em parceria com a Cummins, utilizando a base do motor Cummins X15D, que é oferecido na Austrália e América do Norte.
Recentemente, durante um evento realizado na fábrica da DAF en Eindhoven, na Holanda, uma cabine do caminhão XG+ com as plaquetas de potência de 660 cavalos foi fotografado.
Apesar da surpresa de muitos, o modelo em questão não será vendido na Europa. O novo DAF XG+ 660 é exclusivo para o mercado australiano, voltado ao transporte de cargas em enormes composições de rodotrens, que podem ultrapassar os 50 metros de comprimento.
Isso porque a motorização em questão atende apenas a norma de emissões Euro 6 A, usada na Europa em 2012. De lá para cá, a tecnologia de emissões evoluiu, e hoje é chamada de Euro 6 E. Ou seja, o Paccar MX-15 não cumpre os requisitos para ser vendido em território europeu.
O flagra dentro da fábrica holandesa da DAF se dá porque é de lá que saem as cabines usadas nos caminhões da nova geração, que são enviadas para outras fábricas espalhadas pelo mundo.
No caso do caminhão registrado, é possível notar também que o volante é posicionado à direita, padrão usado na Austrália, mas não na maioria da Europa. Apenas o Reino Unido adota esse posicionamento da direção.
As vendas do DAF XG+ equipado com o novo Paccar MX-15 na Austrália começam no ano que vem.
O mesmo foi feito com a FPT da Fiat, que são desenvolvidos juntamente também com a Cummins.
Eu quase estou para afirmar que todos os motores Paccar são desenvolvidos em parceria com a Cummins. Gostaria de ter uma resposta. Vou aguardar.
Esse pelo menos tem uma posição de dirigir melhor, não parece mais volante de Kombi.