CaminhõesDestaquesEmpresasLogísticaNotícias

Loadsmith encomenda 800 caminhões autônomos Kodiak nos EUA

A maior frota de transporte de cargas de forma autônoma será da Loadsmith Transportation, na Califórnia, EUA. A empresa fechou um acordo com a Kodiak Robotics, para utilização do sistema de direção autônomo em 800 caminhões de sua frota.

As primeiras unidades totalmente autônomas serão entregues para a transportadora no segundo semestre de 2025. A empresa criou a Loadsmith Freight Network (LFN), a primeira transportadora de cargas criada especificamente para uso de caminhões autônomos.

A expectativa das empresas é a utilização dos caminhões sem motoristas em rotas interestaduais dos Estados Unidos. O carregamento e descarga dos veículos, nos centros urbanos, ainda usarão motoristas humanos, por segurança.

“A Loadsmith é a primeira empresa de caminhões construída especificamente para o uso de caminhões autônomos e estamos orgulhosos por eles terem escolhido a Kodiak como a espinha dorsal de suas operações. O fundador da Loadsmith, Brett Suma, é um dos verdadeiros visionários do transporte rodoviário e agora está usando sua experiência profunda e única para repensar a logística para a era autônoma”, disse Don Burnette , fundador e CEO da Kodiak Robotics.

Além dos novos caminhões, serão adicionados a frota mais 6 mil novos semirreboques, que serão usados para aumentar a eficiência logística da transportadora.

A motivação da empresa para usar caminhões autônomos é dar mais qualidade de vida para os seus motoristas. Os trechos de longas distâncias, em viagens entre estados, serão feitas de forma robótica. O motorista humano se encarrega do início e fim da viagem, podendo retornar para sua casa no final do dia.

Isso muda a forma como os caminhoneiros trabalham, e também deixará a profissão mais atraente, aliviando o problema da escassez de motoristas.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF