Iveco apresenta caminhões elétricos e a hidrogênio na Europa
Depois do fim da parceria com a Nikola na Europa, a Iveco anunciou ontem os dois novos modelos que serão produzidos em versão elétrica e a hidrogênio.
De acordo com a montadora, os caminhões vão se chamar Iveco HD, sendo o Iveco HD BEV a versão elétrica a baterias, e o Iveco HD FCEV, que funciona com uma célula de combustível de hidrogênio.
Os dois caminhões são equipados com tecnologias desenvolvidas pela Iveco, FPT Industrial, que fornece os eixos, a Proterra, que entrega as baterias, e sistemas eletrônicos e de células de combustível da Bosch.
Ambos os modelos são baseados no Iveco S-Way, que sofreu mudanças para poder receber a tecnologia de propulsão alternativa.
A versão a bateria tem autonomia de 500 km, e conta com capacidade máxima de armazenamento de energia de 738 kWh. O caminhão será oferecido na versão Artic 4×2 ainda nesse ano.
O modelo a hidrogênio ainda não tem data para começar a ser comercializado, mas terá uma autonomia de 800 km, com tempo de abastecimento de 20 minutos.
Os dois caminhões serão produzidos em Ulm, na Alemanha, e vão contar com assistência em todas as 254 concessionárias Iveco na Europa.