Os caminhões modificados pela Canepa Design ao estilo de “Miami Vice”
Bruce Canepa é um piloto americano e que apesar de aposentado, é uma das figuras mais icônicas do automobilismo mundial. Ele competiu em várias modalidades ao longo dos anos. E embora seus carros favoritos tenham sido Porsches, nos anos 80 ele também teve um certo interesse por caminhões. O americano percebeu que a aerodinâmica dos carros de corridas, melhoraria também o desempenho e reduziria o consumo de combustível dos caminhões. Assim nasceu a Concept Trailers e a Canepa Designs, com sede em Santa Cruz, Califórnia.
Não há como negar que os caminhões de Bruce Canepa pareciam veículos de outros tempos. Primeiramente, os para-choques dianteiros aerodinâmicos feitos de materiais leves substituíram as peças cromadas. Os cavalos mecânicos receberam carenagens traseiras e no teto, além de saias laterais que cobriam completamente os tanques de combustível. Apesar das saias serem algo que já existia na Europa, em um clássico americano era algo totalmente fora do normal.
Mas as melhorias não pararam por aí, pois Bruce Canepa refinou seus caminhões nos mínimos detalhes. Foram usadas calotas lisas que cobriam completamente as rodas. Os faróis também foram modificados, para que se ajustassem melhor ao formato da carroceria. Os espelhos retrovisores foram substituídos, sendo removidos aqueles espelhos fixados na parte superior do para-lama, comum nos caminhões americanos.
Todas essas modificações alteravam o design original do caminhão. Apesar disso, Canepa se atentou ao aspecto visual do conjunto, de forma que cada elemento aerodinâmico fosse pintado na cor da carroceria. As cores usadas foram supostamente inspiradas nos supercarros europeus, dos quais os elementos aerodinâmicos combinavam com o estilo de tuning da época e podiam lembrar, por exemplo, a Ferrari Testarossa da série “Miami Vice”. Infelizmente não se sabe até que ponto a resistência do ar e o consumo de combustível foram reduzidos graças a essas modificações, porque nenhuma pesquisa oficial foi realizada.
Esses caminhões não eram muito populares. Em primeiro lugar, deve-se lembrar que a Canepa Design era uma empresa focada na produção em pequena escala, então os pacotes aerodinâmicos que oferecia eram exclusivos e provavelmente não eram baratos. Além disso, com o tempo, as próprias fabricantes de caminhões ofereceram soluções de fábrica. Assim, os caminhões Canepa acabaram sendo mais usados no transporte de carros de corrida e como uma vitrine móvel de equipes. No transporte tradicional, no entanto, eles eram raríssimos. Isso tornou os caminhões da Canepa Design itens de colecionador atualmente.
A empresa ainda existe e embora não ofereça mais pacotes aerodinâmicos, constrói caminhões para transportar carros. Confira alguns veículos modificados mais recentemente pela empresa: