Carga de 1.500 toneladas é transportada por rodovias na Lituânia
Um reator para uma refinaria de petróleo da empresa polonesa Orlen, pesando impressionantes 1.500 toneladas, está sendo transportado pela empresa Mammoet. Esse é o maior transporte terrestre já realizado na Lituânia, país que faz divisa com a Polônia.
A viagem, de apenas 145 quilômetros, deverá durar mais de 2 semanas. Para o transporte, a Mammoet utiliza linhas de eixo especiais, com 88 conjuntos de pneus, totalizando 95 metros de comprimento e peso total de 2.500 toneladas. São mais de 700 pneus.
Devido ao peso excepcional da carga, não são usados caminhões. As linhas de eixo são autopropulsadas, e rodam a uma velocidade média de 3 km/h.
A viagem é tão lenta, que os operadores dirigem as linhas de eixo enquanto caminham ao seu lado. Todos os controles são feitos de forma remota.
Devido ao tamanho e comprimento, com mais de 10 metros de altura, muitas instalações nas rodovias precisam ser desmontadas temporariamente, como sinalização, semáforos, postes de energia e de telefonia.
Para minimizar o impacto no trânsito, o transporte é feito à noite, e, durante o dia, as equipes trabalham para fazer a preparação das vias por onde a carreta irá passar.
No momento do estacionamento, o chão do local é recoberto com placas metálicas, onde os pneus das linhas de eixo são colocados em cima, para evitar que afundem no solo.
A entrega da carga no destino deverá ocorrer somente no próximo dia 20 de agosto.