CaminhõesCuriosidadesDestaquesNotíciasNotícias

Cresce o número de incêndios em caminhões por causa de baterias de lítio

As famosas baterias de íons de lítio, presentes em milhões de tipos diferentes de produtos, tem sido a causa de cerca de 60 incêndios por ano em caminhões de lixo na Holanda. Os dados são da NVRD, a associação do setor de coletores municipais de lixo.

De acordo com a associação, o aumento no uso dessas baterias, que acabam sendo colocadas no lixo comum, é a principal causa dos incêndios.

Os caminhões de lixo têm equipamentos próprios para a compactação dos resíduos dentro de suas carrocerias. Quando esse serviço é executado, as baterias podem sofrer danos em sua estrutura, e começam a vazar ou mesmo pegar fogo.

Se o motorista notar que a carga está pegando fogo, é recomendado que ele faça o descarregamento dos resíduos no meio da rua, para evitar a destruição completa do caminhão.

Além do incêndio, existem outros problemas relacionados, com danos ao caminhão, derramamento de carga nas vias, emissão de fumaça tóxica, e contaminação do solo e água.

Para tentar reduzir o problema, as prefeituras das cidades holandesas estão realizando campanhas de conscientização para coleta seletiva das baterias e equipamentos eletrônicos, a fim de evitar que sejam destinados ao lixo comum.

Por enquanto, o problema não foi resolvido, e os incêndios semanais em caminhões de coleta de resíduos continuam acontecendo.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF