O gigante Terex MX TE criado para transportar um míssil
A gente aprende na escola o conceito do que foi a Guerra Fria, mas basicamente podemos entender como um evento em que, os Estados Unidos de um lado e a então União Soviética (URSS) de outro, brigavam para ver quem era melhor. Fosse produzindo, criando, inventando ou alcançando algo novo (como chegar à lua). E uma das disputas foi pela produção de armas e mísseis nucleares. Todavia, a criação de sistemas de mísseis também envolveu a invenção de veículos para o transporte para tais equipamentos.
Enquanto a URSS encomendava da MZKT, uma montadora bielorrussa especializada em veículos off road, o impressionante MAZ-7904 (que terá um artigo próprio em breve), do outro lado os Estados Unidos planejavam algum veículo para transportar seu novo e promissor míssil balístico intercontinental (ICBM).
Geralmente o ICBM é lançado a partir de um dispositivo que funciona sob pressão, posicionando e disparando o míssil. A base de lançamento era uma estrutura móvel dotada de estabilizadores, na ocasião desenvolvida pela Boeing Aerospace. Porém, essa estrutura necessitava de dois veículos tratores para movimentá-lo, um dianteiro e outro traseiro. Aí que entra da Terex, que desde aquela época, era referência na produção de caminhões e tratores especiais e de dimensões exageradas. Assim nasceu em 1979 o MX Transporter Emplacer, utilizando por base o Terex 33-11C. E apesar dos quatro eixos, ele tinha tração exclusivamente no terceiro, feito por um motor Detroit Diesel 16V-92TA de 1000 cv.
O conjunto todo montado media pouco mais de 50 m de comprimento, por 6,6 m de largura e 9 m de altura. O peso total era de 658 toneladas! Em 1980 foram feitos os testes com ele, porém, em 1981 os programas para o desenvolvimento de ICBMs foram suspensos e o os dois gigantes Terex foram leiloados até que em meados dos anos de 1990 foram vendidos para sucata.