PRF flagra mais de 20 toneladas de excesso em bitrem
No último sábado, 12 de agosto, a PRF flagrou uma carreta tipo bitrem, de sete eixos, transportando areia com 20,1 toneladas a mais que o máximo permitido.
O peso total admitido para esse tipo de conjunto é de 57 toneladas.
Além do excesso de peso, o conjunto excedia em 7,9 mil quilos a capacidade máxima de tração do cavalo-trator Scania placas de Santa Rosa do Sul/SC.
O valor das multas somou R$ 10.821,00 para a transportador. O veículo ficou retido até que o peso a mais fosse transferido para outros veículos.
Também não havia nota fiscal da carga, o que será investigado pela Secretaria Estadual da fazenda.
Em 2023, nas rodovias federais de Santa Catarina, mais de três milhões e 200 mil quilos de excesso de peso em veículos de carga já foram retirados de circulação.
Aí, quando vemos vídeos de caminhões descendo serras sem freios aparecem nos comentários os passadores de pano dizendo que o motorista foi herói, foi habilidoso, etc.
Quase ninguém questiona nem o possível excesso de carga, nem o excesso de velocidade, ambos em praticamente 100% dos casos. Vinte toneladas a mais! VINTE TONELADAS!
Esse motorista não é, nem de longe, um profissional, mas um irresponsável e inconsequente. Deveria ter a CNH suspensa por um bom tempo.
O valor da multa aí pesou no bolso.
Se for um autônomo o ganho dele foi pelo ralo…