CaminhõesDestaquesNotíciasNotícias

Canadá inicia contratações de caminhoneiros estrangeiros

O Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá anunciou na última semana a abertura oficial do programa de contratação de mão de obra estrangeira, chamado de Express Entry, que agora passa a permitir que motoristas de caminhão se candidatem à residência permanente no país.

Nesta semana, ocorrerá a primeira rodada de convites para os candidatos, que, além de caminhoneiros, incluí mecânicos de aeronaves, pilotos, trabalhadores da saúde, e diversas outras funções.

“À medida que a economia do Canadá cresce, estamos empenhados em melhorar os transportes e a infraestrutura para garantir a circulação segura e eficiente de mercadorias e passageiros em todo o país. A seleção baseada em categorias nos ajuda a convidar recém-chegados com experiência em ocupações de transporte para preencher lacunas trabalhistas significativas e garantir o sucesso futuro do setor de transporte canadense. Estou ansioso por receber trabalhadores mais qualificados no nosso país, uma vez que o seu conhecimento e experiência são inestimáveis, para satisfazer as necessidades do nosso mercado de trabalho”, observou Marc Miller, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania.

As chamadas serão feitas ao longo desse ano, e podem se estender para o próximo ano, dependendo do sucesso do programa. Veja como se candidatar mais abaixo.

De acordo com um relatório divulgado pela PricewaterhouseCoopers para Alimentos, Saúde e Produtos de Consumo do Canadá (FHCP), a dependência do país pelo transporte rodoviário e a escassez crescente de profissionais representa um grande risco para a economia canadense.

De acordo com a pesquisa, para dar conta da demanda atual de transportes, são necessários pelo menos 20 mil caminhoneiros, número que deve aumentar bastante nos próximos anos, já que um a cada três caminhoneiros atuais estão com idade próxima da aposentadoria.

Isso porque a profissão está envelhecendo. A maioria dos caminhoneiros tem idade superior aos 40 anos, e os jovens tem se interessado pouco pela vida na estrada.

Por isso, o Ministério da Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá ampliou o acesso dos caminhoneiros estrangeiros ao país, por meio do Express Entry.

Além de experiência prévia na profissão, é desejável que os candidatos sejam fluentes em inglês ou francês, que são as línguas oficiais do Canadá.

Para se inscrever no programa, os candidatos devem acessar o site https://www.canada.ca/en/express-entry e criar um perfil, respondendo a um questionário que fornece uma pontuação ao interessado. Esses pontos são um dos principais fatores para os convites feitos pelo Governo do Canadá.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.