Conheça cinco caminhões com motores impressionantes
Primeiramente os caminhões foram criados para trabalhar, são ferramentas que usamos para o desenvolvimento e progresso do país. Mas os amantes dos pesados vão além, e transformam esses veículos em obras de arte, que vão além do normal e quebram vários recordes. Na lista de hoje você vai conhecer cinco modelos com grandes e potentes motores.
- THOR24
Esse projeto, baseado em um Peterbilt 359 de 1979, recebeu dois motores Detroit V12 (agora sendo um V24) de barco e conta com impressionantes 3.424 hp. Foi construído por Mike Harrah, o qual trabalhou no caminhão por sete anos até finalizar. Com a ajuda de três amigos, o Thor24 teve sua construção peça a peça para que os dois motores se encaixassem, além de um chassi novo para suportar o peso do conjunto. O velho Peterbilt ainda teve sua cabine alongada, com mais duas portas, e interior totalmente personalizado com 30 manômetros para monitorar o motor. Apesar de dedicar tanto tempo e dinheiro ao projeto (cerca de sete milhões de dólares), em 2019 o Thor24 foi a leilão e acabou sendo vendido para a Arábia Saudita por nada mais nada menos que 13,2 milhões de dólares (hoje seria algo próximo de 64 milhões de reais), sendo o caminhão mais caro já vendido.
- SHOCKWAVE
Esse é mais conhecido dos entusiastas. O Shockwave é um simples caminhão com motor a jato. E são três motores! No total, esse brinquedo entrega cerca de 36.000 cv no sistema de pós-combustão. O projeto do Shockwave é mais antigo, ele foi construído em 1984 por Les Shockey utilizando a base de um Peterbilt e três motores Pratt & Whitney J34-48. Com essa potência absurda, o Shockwave detém o recorde de velocidade de um caminhão a jato, chegando a incrível marca de 605 km/h. Em uma única arrancada, ele consome cerca de 600 litros de combustível de aviação (o tanque tem capacidade para 720 litros).
Em 2021, o Shockwave recebeu uma nova pintura, chamada de Top Gun Edition, sendo uma homenagem às forças armadas americanas, e além da pintura, recebeu também metralhadoras e um míssil em alusão a um jato de combate. Infelizmente em julho de 2022 o piloto Chris Darnell morreu em uma apresentação em Michigan, quando ao passar por uma nuvem de fumaça o Shockwave explodiu.
- SCANIA CHIMERA
Essa foi uma criação de 2014 feita pela Svempas, uma customizadora de caminhões da Suécia. Para ele, a empresa utilizou um motor V8 diesel que recebeu seis turbocompressores, gerando um total de 2.190 cv. O Chimera levou cinco anos para ficar pronto e na verdade foi um projeto apenas para ser um veículo de exposição e eventos, então não se sabe muita coisa sobre ele. Sabe-se que ele tem aceleração 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e pode chegar a 250 km/h.
- VOLVO IRON KNIGHT
Esse também é bastante conhecido, pois já esteve no Brasil em 2019 e muita gente pode conhece-lo pessoalmente. E diferente dos outros caminhões apresentados até agora, esse é o único que foi construído pela própria montadora. Apresentado pela Volvo no final de 2016, o Iron Knight foi criado para quebrar recordes de velocidade, e que com o motor preparado chegou a 276 km/h com aceleração de 0 a 100 km/h em 21 segundos. O motor utilizado foi o D13, o mesmo que equipa o FH 540 brasileiro, porém com a modificação chegou a 2.400 cv e 611,8 kgfm de torque. A cabine é inspirada no FH, porém construída em fibra de vidro para manter o baixo peso, além de design pensado em favorecer a refrigeração e o downforce (força que mantém o veículo no chão) do caminhão. Como mencionei, o Volvo Iron Knight esteve no Brasil durante um tour pela América do Sul, e o piloto Boije Ovebrink levou caminhão para uma volta na pista de testes da Goodyear em Americana, interior de São Paulo. O veículo também esteve exposto na Fenatran de 2019.
- KENWORTH C510
O quinto e último caminhão apresentado é o único que realmente trabalha, ou seja, faz jus e transporta cargas. Trata-se de um Kenworth C510, modelo desenvolvido na Austrália, que conta com motor Cummins de 19 litros, com pouco mais de 600 cv e 269,7 kgfm. Mas esse exemplar das fotos tem um detalhe que torna ele especial para entrar nessa lista: para empurrar as 450 toneladas de PBT (capacidade de carga de 300 toneladas), ele conta com um segundo motor instalado na carreta, com mais 500 cv e 255,9 kgfm de torque.
O implemento que recebe o motor extra possui eixos com cubos redutores desenvolvidos pela Sisu, uma montadora especializada em caminhões extra pesados. O segundo motor é controlado pela cabine e nas subidas o motorista pode acioná-lo para ajudar a empurrar as 450 toneladas, a 75 km/h. Outro fato curioso é a quantidade de eixos e pneus: o cavalo é 6X4 e conta com 3 eixos e 10 pneus 385/95R25, comum nessas aplicações, e os cinco implementos somam 88 pneus 295/80R22.5 nos 22 eixos. A mineradora proprietária desse conjunto ainda tem outros quatro iguais que trabalham diariamente no transporte de carvão.
* Com informações de Érico Pimenta do portal Auto Papo.
Muito bom
Sempre estou acompanhando o blog