Caminhoneiros sofrem com crise imigratória nos Estados Unidos

Em diversas rotas, o transporte de cargas por trens foi bloqueado, porque as pessoas estavam embarcando irregularmente nos vagões de carga. O mesmo problema tem acontecido com caminhões, e agora alguns postos de controle de alfândega na fronteira foram fechados.
Milhares de caminhões se acumulam em Chihuahua, esperando a liberação para entrarem nos Estados Unidos. Em Ciudad Juárez, que se liga a El Paso, no Texas, por uma ponte, cerca de 1.500 caminhões estão parados. Com isso, o prejuízo no lado mexicano supera os US$ 35 milhões por dia.
Por causa dos imigrantes, as inspeções em caminhões têm sido feitas de forma muito mais metódica, para evitar a entrada de ilegais nos Estados Unidos. Isso tem feito o processo de liberação dos veículos demorar mais do que o dobro.
A maioria dos imigrantes ilegais é da Venezuela, Guatemala, Honduras, Equador, Haiti e El Salvador.
