CuriosidadesHistóriaLogística

Conheça Pedro da Silva, o idealizador das áreas de escape da BR-376

Os motoristas que vivem no trecho conhecem muito bem as famosas áreas de escape e o motivo delas terem sido criadas. Esses “desvios” já salvaram muitas vidas em serras e trechos propensos a graves acidentes. Mas você sabe de onde surgiu a ideia de criar as áreas de escape? É sobre elas que vamos falar no artigo de hoje. A ideia veio de um caminhoneiro, hoje aposentado, da cidade catarinense de Joinville. Atualmente com 93 anos, Pedro da Silva viajou de norte a sul do país e sempre passava pela BR-376 entre os estados de Santa Catarina e Paraná.

Nos anos 2000 enquanto trafegava pela região carregado de cimento ele teve a ideia, a qual apresentou através de uma carta ao então governador do Paraná, Jaime Lerner. Sua ideia era um desvio com a estrada coberta de areia. A carta foi respondida e a ideia bem recebida pelas autoridades, mas na época infelizmente ficou engavetada;

Área de escape no km 667,3 da BR-376, localizada na descida da Serra do Mar PR e SC

O trecho que sugeriu a área de escape é famoso por inúmeros acidentes, sendo que já foi considerado pela Polícia Rodoviária Federal uma das serras mais perigosas do país. Uma das vítimas foi o filho de Pedro, que morreu alguns meses depois dele enviar a proposta ao governador do Paraná. Pedro conta que o caminhão do seu filho perdeu os freios e desceu em disparada, com o tacógrafo marcando mais de 80 km/h em um trecho que o máximo é cerca de 20 km/h. Ênio, o filho de Pedro, jogou o caminhão contra um barranco, mas por conta da velocidade acabou subindo muito e passando para o outro lado, fazendo com que a carga caísse toda em cima dele.

RECOMENDADO  Protótipo do Peterbilt 389 aparece com documentação do 379 nos Estados Unidos

A primeira área de escape só foi construída em 2011. A segunda foi em 2019 no mesmo local onde Ênio morreu. Essa área, inclusive, já salvou quase mil vidas em mais de 500 vezes que motoristas fizeram o uso dela. O reconhecimento de Pedro pela ideia rendeu homenagens da Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, e recentemente também pela câmara de vereadores de Joinville.

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading