Qual o sistema de freio mais eficiente para caminhões?

Um caminhão precisa ser resistente, potente e confortável, mas, além de tudo, também precisa ser seguro. E o sistema de freios é um dos itens mais indispensáveis para evitar acidentes nas estradas.
Para demonstrar as diferenças entre os tipos de sistemas de freios para caminhões e o impacto na distância total de parada, a empresa norte-americana Bendix realizou um teste de frenagem com quatro configurações diferentes de freios, usando tambores e discos, para avaliar qual o sistema mais eficiente.
“Pode ser uma questão de metros ou até mesmo de centímetros, porque casa situação é única. Sua distância de parada pode ser a diferença entre sofrer um acidente ou evitar um”, disse a empresa, no vídeo do teste.
Para a empresa, a configuração dos freios usados no cavalo mecânico e no implemento são responsáveis por essa diferença.
Foram avaliadas quatro configurações de freios, todas instaladas em caminhões e implementos idênticos, com um peso total de 80 mil libras, ou 36,2 toneladas de peso bruto total.
A primeira tinha todos os eixos equipados com freios a tambor, a configuração mais usada em todo o mundo. A segunda configuração tinha discos de freios apenas no eixo dianteiro do cavalo mecânico, com todos os outros eixos do cavalo e implemento usando tambores. A terceira montagem tinha discos de freio nos três eixos do cavalo mecânico, mas tambores na carreta. E, por último, todos os eixos do cavalo e carreta estavam equipados com discos de freio.
Vídeo de Bendix
O teste foi realizado com velocidade de 60 milhas por hora, ou 96,5 km/h, em uma pista de teste padrão, que foi fechada para a análise dos caminhões. (Vídeo acima)
O teste mostrou duas vantagens significativas do uso de discos nos freio dos caminhões. A diferença da distância total de parada entre o caminhão equipado com tambores em todos os eixos e o conjunto equipado com discos em todos os eixos foi de 20 pés, ou seis metros.
O teste foi repetido, mas com velocidade mais alta, de 70 milhas por hora, 112 km/h, e a diferença dos resultados foi ainda maior. O caminhão equipado com discos de freio em todos os eixos precisou de 50 pés, ou 15 metros, a menos para parar totalmente, em relação ao veículo com discos de freio em todos os eixos.
Outra vantagem do uso dos discos de freio é a dirigibilidade. Caminhões equipados com freios a tambor em todos os eixos tem uma tendência a sair para a esquerda ou direita durante as frenagens bruscas, obrigando o motorista a corrigir a trajetória durante a emergência. Com freios a disco, essa tendência é anulada.
Ou seja, em todos os cenários, a utilização de caminhões com freios a disco aumenta significativamente a segurança. Pena que essa tecnologia ainda não seja tão comum no Brasil.
