Qual o sistema de freio mais eficiente para caminhões?

Imagem de Bendix / Reprodução

Um caminhão precisa ser resistente, potente e confortável, mas, além de tudo, também precisa ser seguro. E o sistema de freios é um dos itens mais indispensáveis para evitar acidentes nas estradas.

Para demonstrar as diferenças entre os tipos de sistemas de freios para caminhões e o impacto na distância total de parada, a empresa norte-americana Bendix realizou um teste de frenagem com quatro configurações diferentes de freios, usando tambores e discos, para avaliar qual o sistema mais eficiente.

“Pode ser uma questão de metros ou até mesmo de centímetros, porque casa situação é única. Sua distância de parada pode ser a diferença entre sofrer um acidente ou evitar um”, disse a empresa, no vídeo do teste.

Para a empresa, a configuração dos freios usados no cavalo mecânico e no implemento são responsáveis por essa diferença.

Foram avaliadas quatro configurações de freios, todas instaladas em caminhões e implementos idênticos, com um peso total de 80 mil libras, ou 36,2 toneladas de peso bruto total.

A primeira tinha todos os eixos equipados com freios a tambor, a configuração mais usada em todo o mundo. A segunda configuração tinha discos de freios apenas no eixo dianteiro do cavalo mecânico, com todos os outros eixos do cavalo e implemento usando tambores. A terceira montagem tinha discos de freio nos três eixos do cavalo mecânico, mas tambores na carreta. E, por último, todos os eixos do cavalo e carreta estavam equipados com discos de freio.

Vídeo de Bendix

O teste foi realizado com velocidade de 60 milhas por hora, ou 96,5 km/h, em uma pista de teste padrão, que foi fechada para a análise dos caminhões. (Vídeo acima)

O teste mostrou duas vantagens significativas do uso de discos nos freio dos caminhões. A diferença da distância total de parada entre o caminhão equipado com tambores em todos os eixos e o conjunto equipado com discos em todos os eixos foi de 20 pés, ou seis metros.

O teste foi repetido, mas com velocidade mais alta, de 70 milhas por hora, 112 km/h, e a diferença dos resultados foi ainda maior. O caminhão equipado com discos de freio em todos os eixos precisou de 50 pés, ou 15 metros, a menos para parar totalmente, em relação ao veículo com discos de freio em todos os eixos.

RECOMENDADO  Sem freios, carreta tanque entra em área de escape no Paraná. Motorista não se feriu

Outra vantagem do uso dos discos de freio é a dirigibilidade. Caminhões equipados com freios a tambor em todos os eixos tem uma tendência a sair para a esquerda ou direita durante as frenagens bruscas, obrigando o motorista a corrigir a trajetória durante a emergência. Com freios a disco, essa tendência é anulada.

Ou seja, em todos os cenários, a utilização de caminhões com freios a disco aumenta significativamente a segurança. Pena que essa tecnologia ainda não seja tão comum no Brasil.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading