Volvo vende 500 caminhões FH Aero a gás para transportadora alemã Reinert Logistics

A empresa de transporte alemã Reinert Logistics acaba de realizar a maior compra de caminhões a gás da Volvo, ao encomendar 500 unidades do pesado Volvo FH Aero GNL. A assinatura do negócio foi feita em uma cerimônia que aconteceu dentro da IAA Transportation 2026. As entregas começarão em 2027.
Nos últimos anos, o uso de caminhões a gás aumentou substancialmente, com a busca das transportadoras por menores emissões de CO2. 2025 foi o melhor ano de vendas da Volvo para caminhões a gás, e 2026 está sendo ainda melhor.
A Reinert já tinha uma ampla frota de caminhões a gás da Volvo, com 50 unidades operando. Foi o desempenho dessa frota que motivou a aquisição de dez vezes mais caminhões em um único pedido.
“Percebemos desde o início que o bioGNL era a solução ideal para nós. Poder operar nossos caminhões com um combustível produzido localmente a partir de esterco, resíduos orgânicos ou resíduos biogênicos é simplesmente genial. Nossa experiência nas operações diárias reforçou nossa determinação em seguir consistentemente por esse caminho – também porque a Volvo Trucks possui uma excelente rede de serviços para caminhões movidos a gás”, disse René Reinert, fundador e proprietário da empresa, na assinatura do contrato em Hannover.
Desde que começou a oferecer caminhões que usam essa tecnologia, a Volvo Trucks já entregou mais de 10 mil unidades em todo o mundo. Os motores a gás da Volvo são oferecidos nas linhas de caminhões pesados Volvo FM, FH e FH Aero, e podem funcionar com GNL (Gás Natural Liquefeito) convencional ou bioGNL, um gás não fóssil derivado de resíduos orgânicos.
“Observamos um aumento na demanda por nossos caminhões a gás e estamos satisfeitos e honrados em ter a Reinert Logistics como cliente e parceira. A tecnologia de motores a gás da Volvo é uma solução líder em termos de potência, torque, resposta do motor e eficiência de combustível. Este pedido demonstra que o transporte mais sustentável já pode ser uma alternativa altamente rentável hoje em dia”, afirma Jan Hjelmgren, Diretor de Gestão de Produtos da Volvo Trucks.
Autonomia de 1.000 km

Com os cilindros de GNL totalmente abastecidos, os caminhões a gás da Volvo podem percorrer até 1.000 quilômetros, o que garante versatilidade para operações de médias e longas distâncias, além de operações vocacionais.
Eles representam uma alternativa prática a outras soluções de baixa emissão em um momento em que operadores de transporte e compradores de frete buscam opções mais sustentáveis.
Países europeus já têm investido há alguns anos na ampliação da oferta de biogás, e Alemanha, Noruega, Finlândia e Suécia já tem redes de postos que oferecem o biocombustível, que é armazenado em temperaturas criogênicas.
De acordo com dados da associação alemã de gás e hidrogênio, o bioGNL representou cerca de 98,5% do combustível vendido nos postos de abastecimento de GNL na Alemanha em 2025.
