Motorista da UPS estabelece recorde com 55 anos de volante sem nenhum acidente




O motorista da UPS, Tom Camp, conquistou o que nenhum outro motorista da UPS conseguiu – 55 anos atrás do volante de um carro de entrega marrom sem um acidente. Neste período, Camp dirigiu por mais de um milhão de milhas – o equivalente a duas viagens de ida e volta para a lua, ou 40 viagens ao redor do equador.

Tom Camp, de 77 anos, que começou sua carreira na UPS em 1962, fazendo entregas no subúrbio de Detroit, credita o seu notável recorde ao seu treinamento e uma boa dose de cautela. “Você precisa assumir que os outros motoristas não são tão conscientes quanto você”, disse ele. “Se você assume que a outra pessoa está sonhando acordado, esse é um bom primeiro passo”.

Em uma empresa com uma longa história de recordes, o recorde de Camp se destaca. Apenas outro motorista alcançou a marca de 50 anos – Ron Sowder de Dayton, no Estado de Ohio, que registrou 50 anos sem acidentes quando se aposentou em 2012. Sowder e Camp são os dois únicos que ganharam a distinção de usar o número “50” em seu uniforme.

Dos 102.000 motoristas da UPS, 9.349 dirigem há 25 anos ou mais sem um acidente evitável. Destes, 91 já registraram 40 anos ou mais sem acidentes, e dez chegaram à marca de 45 anos. O motorista de Manhattan, em Nova York, Ronnie McKnight, com 48 anos de direção segura, é atualmente o número dois.

Um veterano dos Fuzileiros Navais dos EUA, Tom Camp começou a fazer entregas quando as estradas eram menos congestionadas e os motoristas menos distraídos. “O tráfego dobrou desde que comecei na Big Brown”, diz ele. “São incontáveis as vezes eu vi gente fazer loucuras ao volante – ler jornal ou se maquiar. Os telefones celulares também fazem parte disso, mas há muito mais que isso”.

Foram 40.200 mortes causadas por veículos motorizados em 2016, um aumento de seis por cento em relação a 2015, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança. E as distrações na direção desempenham um papel: 36% das pessoas pesquisadas em 2015 pela State Farm Mutual Automobile Insurance admitiram enviar mensagens de texto ao dirigir e 29% disseram que acessaram a internet enquanto estavam atrás do volante.

A realização de Tom é notável e serve como uma inspiração para todos os colaboradores da UPS”, disse Teri McClure, diretor de recursos humanos da UPS e vice-presidente sênior de mão de obra. “Em nome da UPS, agradeço a Tom por cuidar tão bem de nossos clientes e dos outros na estrada”. Como reconhecimento de sua conquista, Camp foi homenageado pela empresa e seus colegas de trabalho locais em uma cerimônia em Livonia.

Em honra à conquista de Camp, a UPS fez uma doação de US$ 25 mil para o Instituto de Pesquisa de Transporte da Universidade de Michigan (UMTRI, sigla em inglês) para continuar seu trabalho exemplar em questões de segurança rodoviária. “Parabéns a Tom Camp por sua conquista extraordinária”, disse Michael Sivak, Ph.D., Diretor de Transporte Sustentável Mundial da UMTRI. “Agradecemos a contribuição da UPS para nossa pesquisa relacionada à segurança rodoviária, sustentabilidade e produtividade de veículos comerciais e por sua dedicação a essas causas importantes”.

A UPS gastou US$ 194 milhões em 2016 em treinamentos de segurança e, nos últimos anos, abriu nove escolas regionais de treinamento de motoristas UPS Integrad®, onde os métodos de direção segura são ensinados por meio de aprendizagem prática e com técnicas assistidas por computador de alta tecnologia.

Os mais de 55 anos de direção segura de Tom Camp na UPS são uma façanha surpreendente e uma prova do impacto dos programas de educação de motoristas”, disse Chris Spear, presidente e CEO da American Trucking Associations. “A tomada de decisão inteligente na estrada reduz a taxa de acidentes e mantém os pedestres e outros motoristas seguros. Parabenizamos Tom por seu compromisso vitalício com a segurança, bem como por seu serviço pelos Estados Unidos como fuzileiro”.

Aos 77 anos de idade, Camp diz que não tem planos imediatos para a aposentadoria. “Eu gosto do meu trabalho e dos meus clientes”, diz ele. “Enquanto eu puder fazê-lo bem, eu continuarei”.




6 comentários em “Motorista da UPS estabelece recorde com 55 anos de volante sem nenhum acidente

Deixe sua opinião sobre o assunto!