Um italiano de respeito

por Blog do Caminhoneiro

hi_way_08O Blog do Caminhoneiro foi convidado pela Iveco para acompanhar o lançamento mais esperado da marca para este ano, que aconteceu no Chile. O imponente caminhão laranja vai ganhar as estradas brasileiras em breve, trazendo consigo um novo patamar para o transporte, com qualidade, conforto, alta potência e reduzido consumo de combustível, aliados a uma beleza interior e exterior sem precedentes.

O International Truck of The Year 2013 chega ao Brasil equipado com três configurações de eixos, duas cabines e três potências para o motor FPT Cursor 13. O Stralis Hi-Way marca a entrada da Iveco no segmento Premium de caminhões no Brasil, trazendo um reconhecido produto lançado há poucos meses na Europa, ganhador de prêmios em várias categorias, que chega ao Brasil como um dos produtos mais competitivos no seu segmento, com itens de série e opcionais que agregam muita tecnologia e conforto ao operador, e com um preço de acordo com o que o empresário precisa.

Oferecido em três potências, o Stralis Hi-Way vem equipado com o reconhecido motor FPT Cursor 13 Euro 5 com sistema SCR de tratamento de gases (usa Arla 32), com potências de 440, 480 e 560 cavalos. Nos três casos, a potência máxima já está disponível a 1.900 rpm. O torque máximo dos novos motores chega a 2.100 Nm, na versão de 440 cv; 2.250 Nm, na versão de 480 cv; e impressionantes 2.500 Nm, na versão de 560 cv, na faixa de 1.000 a 1.550 rotações, o que garante uma direção mais agradável, maior amplitude de rotação dentro da faixa econômica e grande redução no consumo de combustível.

O motor usa muita tecnologia para auxiliar na redução do consumo, com destaque para o cabeçote em alumínio, 50% mais leve do que se fosse feito de aço. O Cursor 13 de 560 cavalos ainda tem a novíssima turbina VGT, de geometria variável e aftercooler. O novo sistema conta com anel deslizante, substituindo as tradicionais aletas variáveis amplamente utilizadas nas turbinas de geometria variável atuais. Esse sistema diminui o esforço e desgaste da turbina, contribuindo para aumentar os intervalos de manutenção.

“As novidades apresentadas nos motores somadas ao design aerodinâmico da cabine entregaram o que chamamos de kits Hi-Efficiency e Hi-Performance. Com eles, conseguimos uma redução de até 10% em consumo de combustível em relação a propulsores Euro III. É o que nos dá a certeza de que estamos oferecendo aos nossos clientes um dos extrapesados mais potentes e econômicos do mercado”, afirma Marcello Motta, diretor de Plataforma e Desenvolvimento de Produto da Iveco.

O cambio automatizado ZF Eurotronic de 16 velocidades equipa todas as versões do caminhão, e garante uma condução menos cansativa, além de excelentes ganhos em economia de combustível. Falando em combustível, o caminhão possui grande autonomia, graças à grande capacidade dos tanques de combustível. Equipados com tanques de alumínio, as versões 4×2 e 6×2 possuem capacidade de 600 + 220 litros. Já na versão 6×4, a capacidade chega a 600 + 300 litros, garantindo menos paradas e maior produtividade.

Outro item que ganhou atenção total foi o sistema de frenagem de caminhão, tanto o freio de serviço, que  tem ajustador automático, ABS e sensor de nível de desgaste da lona. O freio-motor, com potência de 415 cv funciona por descompressão e borboleta, sendo um dos mais potentes do mercado, e que associado ao freio ZF Intarder chega à uma potência de quase 1000 cv, para frenagens seguras e rápidas, evitando o desgaste das lonas de freio.

Aumentando o conforto e segurança, o Stralis Hi-Way tem duas suspensões, de série é equipado com suspensão mecânica, com molas parabólicas, e como opcional existe a opção da suspensão full air, que faz correções de altura do caminhão, mantendo o chassi sempre nivelado, aumentando o conforto, segurança e facilitando o engate e desengate de semi-reboques.

O caminhão conta ainda com elevação elétrica da cabine, que tem seu sistema acionado no painel do caminhão, evita esforço do motorista, e garante mais segurança no basculamento para acesso ao motor.

Cabine – um show a parte

hi_way_15Desenvolvido sobre a “ótica do condutor”, o Iveco Stralis Hi-Way tem uma das cabines mais confortáveis e ergonômicas do segmento, com materiais de alta qualidade e acabamento de luxo. Para auxiliar no desenvolvimento da cabine, foram feitos, no Centro de Engenharia de Turim, estudos em uma sala virtual, que tornaram possível simular cenários bi e tridimensionais, para projetar uma cabine perfeita para centenas de perfis de condutores. Esses estudos transformaram o Hi-Way em referência em ergonomia, deixando os comandos ao alcance das mãos do motorista, o que faz a direção ser mais intuitiva, confortável e prazerosa. Contando com acabamento de primeira linha, similar ao encontrado em automóveis de luxo, o Hi-Way traz uma série de teclas incorporadas ao volante, o que permite que o motorista permaneça a maior parte do tempo com as mãos na direção.

Um item que teve muito cuidado para ser criado, foram os assentos, o principal item de contato entre o caminhão e o motorista, garantindo conforto e segurança ao motorista e acompanhante, além de prevenir doenças ocupacionais. Os bancos do motorista e passageiro possuem apoia-braços, regulagens pneumáticas de altura – com memória –, profundidade e inclinação, além de ajuste lombar, cinto de segurança integrado e revestimento de couro de série.

A cortina frontal do caminhão é elétrica, e junta com as cortinas laterais forma um blackout de cor clara, que deixa o interior ainda mais acolhedor. Sendo um show de conforto, a cama Hi-Comfort, tem tecnologia viscoelástica, que não se deforma, é antimofo e pode ser lavada. Possui 2 metros de comprimento de 0,80 m de largura, podendo ser usada por todos os perfis de motoristas. Como opcional, ainda pode ser adicionada um cama extra, com amortecedores para facilitar os movimentos para abrir e fechar a cama, escada em alumínio, e que pode ainda se totalmente embutida na parede do caminhão, aumentando o espaço interno.

Todas as versões são equipadas com climatizador extra silencioso, que pode funcionar por até 8 horas após o motor ser desligado, mantendo a temperatura e humidade da cabine na hora do descanso do motorista, e tem ainda controle remoto, para facilitar o manuseio, mesmo da cama. Também está presente o potente ar-condicionado digital, como item de série, com controle eletrônico de temperatura e direcionamento do ar para o condutor e passageiro por meio de teclas.

O painel é um show, com todas os itens ao alcance do motorista, de fácil visualização e operação, com computador de bordo, Econômetro, e diversos itens que facilitam a vida do motorista a bordo.

Para obter uma direção segura e econômica, o motorista tem auxílio de uma série de dispositivos. Exemplo disso é o computador de bordo, que traz informações completas e precisas sobre a condução do veículo. Por meio dele, torna-se possível visualizar níveis de pressão dos circuitos de freio, média de consumo de combustível, tempo de funcionamento do motor e indicador do nível de Arla 32, entre outras funcionalidades.

Também ganha destaque o Econômetro, integrado ao computador de bordo. O instrumento é um importante auxílio para o gerenciamento da frota. Como o próprio nome indica, ele aponta parâmetros precisos para uma direção mais eficiente, indicando consumo de combustível instantâneo e o nível de pressão do turbo.

Em nome da segurança, o Iveco Hi-Way traz piloto automático, que permite manter a velocidade desejada sem a necessidade de pisar no acelerador. Da mesma forma, o veículo conta com limitador de velocidade, que não permite que a velocidade máxima programada seja ultrapassada mesmo com carga no pedal de aceleração. Também atuando pela segurança do condutor, o Hi-Way teve cabine projetada para fornecer o máximo de visibilidade direta e refletida. Para as manobras, o Hi-Way traz dois retrovisores auxiliares, frontal e lateral, ampliando ao máximo o campo de visão do motorista.

A cabine tem isolamento acústico excelente, o melhor da categoria, que, aliado à aerodinâmica, deixa a viagem mais silenciosa e menos cansativa.

Moderno e robusto, o design externo foi concebido para reduzir a resistência do ar, proporcionando uma direção agradável e econômica. A grade central, os defletores e os para-choques formam um conjunto que conseguiu aperfeiçoar o coeficiente aerodinâmico do Hi-Way, tendo como consequências diretas o baixo nível de ruídos e ganho em consumo de combustível, sobretudo nas longas viagens do estradeiro da Iveco.

Planos de manutenção e garantia

hi_way_21A Iveco está fornecendo, de série, o Iveco Frota Fácil, sistema de gestão de frota renovado e com uma série de novas funcionalidades. A ferramenta é simples e permite acesso completo aos dados da telemetria do caminhão, bem como dos indicadores da condução, o que dá ao proprietário subsídio suficiente para elaborar a análise do desempenho do veículo e da performance do motorista. O sistema também funciona como rastreador, contando com sistema de bloqueio.  Também há o monitoramento de perda ou retirada de combustível e Arla 32.

“Os ganhos com essa funcionalidade são vários, já que, de uma só vez, ela gera mais segurança para o transportador e possibilita descontos em fretes e apólices de seguro”, afirma Cristiane Nunes, gerente de Marketing do Produto da Iveco.

A comunicação com o sistema pode ser feita via internet ou cabo USB. A comunicação de dados on-line é feita através da parceira com o provedor de serviço à escolha do transportador. Já o acesso via USB pode ser feito por meio da instalação do software no computador pessoal, que, conectado ao painel do veículo, recebe os dados armazenados no caminhão.

Também está disponível o compromisso “Iveco VIP” (Very Important Parts), contando, em estoque com entrega imediata, das 50 itens primordiais para o caminhão. Essas peças serão entregue em, no máximo, 48 horas, caso não sejam, o transportador na paga por elas.

“Com o VIP, garantimos um atendimento ainda mais rápido aos nossos clientes e reforçamos nosso compromisso de sermos verdadeiros parceiros nos resultados dos nossos compradores, que precisam ter um caminhão sempre em perfeitas condições de funcionamento. O VIP é uma garantia que se soma à excelência do projeto do Hi-Way, um caminhão robusto e durável”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor Comercial da Iveco.

O caminhão tem garantia total, de para-choque a para-choque, de um ano, e mais três anos para o sistema de tração (motor, caixa de câmbio e eixos).

Primeiras impressões

hi_way_60Além de bonito, o caminhão traz um excelente pacote de itens de série e opcionais que melhoram a qualidade de vida a bordo e reduzem o tempo das viagens, aumentam a segurança e são amigáveis ao meio ambiente. Com preços que partem de R$ 320 mil, chegando a R$ 395 mil para a versão 560 cv (sem contar itens opcionais), o caminhão chega para “elevar o patamar do transporte rodoviário” no Brasil.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

3 comentários

Jadilson C. Andrade 23/08/2013 - 09:17

o cavalo mecânico esta muito interessante mais a minha preocupação e com o comprometimento da Iveco com o pós-venda, vamos aguarda o real preço de mercado com o veiculo para pronta entrega.

Reply
cipo 22/08/2013 - 20:36

mais uma propaganda inganosa. compra um pra ti vê

Reply
Luis Filipe Ferreira Costa 20/08/2013 - 13:58

Conhecedor da IVECO faz longos anos, este camião é luxo no motor,cabine, transmição e comodidade. Se tiver oficina no brasil precisando de um tecnico de venda de peças iveco estou desempregado.

Reply

Escreva um comentário