Arrancadão de caminhões, a verdadeira diversão estradeira!
Para quem não conhece os arrancadões de caminhão é uma corrida do tipo “drag” (puxada em inglês), onde os pilotos competem em uma pista de areia em linha reta. Na arrancada de caminhões essa pista é composta de 500 m de área de competição (pé embaixo) e 500 m de área de escape (espaço para parar as maquinas). As categorias são divididas de acordo com a potencia dos caminhões, tendo como as categorias principais a força livre, onde se usam caminhões normais porém com motores extremamente mexidos (podendo chegar a mais de 1000cv de potencia) e a categoria protótipos onde competem caminhões com estruturas diversas e peças diversas, como por exemplo motor e cambio de F-Truck e até a própria estrutura externa. E também as categorias cavalo mecânico eletrônico, original, toco truck…
O arrancadão mais famoso é o arrancadão de Balneário Arroio do Silva, que acontece sempre 1 semana após o carnaval e é o maior evento do gênero no mundo. Mas tem outros eventos como o arrancadão serrano, lageano, entre outros. O evento vem crescendo e o numero de adeptos só aumentando.
Apesar de nunca ter acompanhado nem um evento do tipo, pelo pouco de conta que tive com pessoas que competiam ou ainda competem nesses eventos, vídeos, reportagens entre outros, percebi que acima de tudo é um evento “underground”, ou seja, independente de praticamente tudo, qualquer caminhão, dês de um Mercedes 1970 ate um Scania 0 Km é cabível de participação, e o melhor, qualquer motorista é cabível de participação, não há pilotos profissionais nem equipes que se dedicam especialmente aquele evento, ou seja, se eu quiser pegar meu caminhão e ir para pista e correr (correr também o risco de ferrar com uma embreagem, ou estourar um motor), é só pagar a inscrição e pé embaixo.
Lógico que hoje há pessoas com mais condições que tem caminhões que são usados especialmente para a arrancada, e podem contar com um pouco mais de tempo dos seus mecânicos de confiança, mas isso não quer dizer que o caminhão seja melhor, ou que você não pode se divertir na pista com seu caminhão original.
Diferente da Formula truck, onde, na minha opinião, quem comanda são as montadoras, tanto de caminhões quanto de peças, onde os pilotos são pilotos profissionais (alguns que não faziam a menor ideia do que era um Scania antes de ver um na pista de corrida), em que segundo o piloto Roberval Andrade, se tem que ter um investimento de no mínimo 1,5 milhões, por caminhão para poder competir na categoria, e os patrocínios são de alto valor
Em outras palavras, a arrancada na minha opinião é o evento que melhor representa o motorista, o frotista e o mecânico de caminhões profissional.
O pouco contato que tive com o pessoal que competia foi a alguns anos atrás com o pessoal da Pardal Guinchos . Lembro de ir no pátio e ver os caminhões que chegavam de viagem, desengatavam e iam “mexer” no motor, ali no próprio pátio, com o mecânico de confiança. E sempre quando voltavam, voltavam felizes, pois ganhando ou não, é uma diversão, para quebrar aquele gelo do dia a dia do transporte, sem deixar de lado o caminhão.
Independente de tudo é um evento que apoiamos e torcemos para que cresça cada vez mais, porém sem perder suas características principais que é o fácil acesso, diversão e amizade dos companheiros que trabalham com transporte.
Hoje contamos com a parceria da Equipe Pardal Guinchos, que é tri-Campeã da categoria eletrônico em Arroio do Silva (maior evento do gênero no mundo), que nos ajuda com vídeos, entrevistas, entre outras coisas com arrancadão.
Quem sabe não comparecemos a um destes eventos para fazer uma cobertura completa, e o melhor, ouvir de perto o ronco do motor dessas maquinas. O convite para Arroio do Silva ja foi feito pelo piloto Peter Pardal, vamos ver como estará a minha agenda até la!
Em outro post vamos falar um pouco sobre os “brinquedos” da equipe Pardal, entre eles uma MB 1944 com quase 1000cv de potencia (a tri-campeã) e uma 608 (da imagem acima) que deixa muito 113, 124, fh entre outros comendo poeira e fumaça!
[BONUS] Só para voces sentirem um pouco da emoção, e terem ideia do que estou falando, vejam alguns videos:
Puxadas Força Livre do Arroio em 2013:
Teste de um caminhão para arrancada:
Puxadas On Board na 608 do Pardal:
Um pouco dos bastidores do evento:
Scania do Eduardo Luis e a 608 do Pardal em ação:
Acompanhem nossa coluna!
Vamos falar mais sobre arrancadão, os veículos, os principais eventos!
Participe, deixe seu comentário, clique nos anúncios e compartilhem nossos posts!
Obrigado!
*Imagens retiradas da pagina da revista Arrancadão Brasil e do acervo pessoal da equipe Pardal!
só pra concertar felix gianizella ficou em 2° lugar categoria força livre no arroio do silva 2013 o campeao foi claudinei amorim ( cedrinho) gianizella ficou campeao foi no morro da fumaça
Obrigado pela informação Eduardo Luis.
Dados atualizados ja, e com mais um video postado, inclusive do seu caminhão!
Abraço, continue acompanhando o Blog!