Gaveta de cozinha, além de saciar a fome..

1




Se tem algo da antiga cultura estradeira que ainda permanecesse, por enquanto, nos dias de hoje é a famosa Gaveta de Cozinha. A gaveta de cozinha surgiu há muito tempo atrás quando o carreteiro sentiu a necessidade de fazer sua própria comida na estrada, seja por causa da falta de restaurantes ou pela comodidade de fazer a comida do seu jeito, principalmente quando viajava com sua familia.

Com isso surgiram caixas para se acoplar as carrocerias, feitas de madeira, que nelas tinham pequenos espaços para guardar as “tralhas” de cozinha. Além das tralhas tinha ali sempre o arroz, feijão, farofa, um queijo, e é claro que não poderia faltar o famoso charque para o tão famoso “arroz carreteiro”.  Hoje as caixas de cozinha estão muito mais modernas, feitas de materiais mais leves, possibilitando aumentar seu tamanho, desenho mais requintado e algumas até com geladeira, possibilitando uma variação imensa de cardápio na estrada.

FEVEREIRO 2013 025_800x600

Porém o que venho falar aqui não é da utilidade pratica da gaveta de cozinha, e sim o que ela proporciona aos carreteiros.

Sempre que eu viajava com meu pai e familiares, e que cozinhávamos na gaveta, sempre havia um clima de união. Quando se começava a refogar o arroz, cozinhar a carne, sempre apareciam ali companheiros de estrada. Chegando, conversando, seja para espantar o frio tomando um café ou chimarrão, ou mesmo matar a fome. E isso nunca foi um problema, porque por mais gente que chegava e escassa fosse a comida, nunca faltava, todos saiam satisfeitos. E a inegável qualidade da comida, seja ela o mais simples que fosse, o sabor da comida de gaveta era inigualável.

1393521_363334483801408_1121432926_n

E entre o preparo, alimentação e lavagem das tralhas surgiam os mais variados assuntos, piadas, historias, sempre falando da vida da estrada. Proporcionando um momento de união e fraternidade difícil de se ver hoje nas estradas.

A gaveta de cozinha faz parte do folclore das estradas e principalmente brasileiro. Espero que esta cultura nunca acabe, pois é um dos poucos instrumentos que proporcionam união e fraternidade entre os estradeiros.

Obrigado!




10 comentários em “Gaveta de cozinha, além de saciar a fome..

  • 27/07/2017 em 18:07
    Permalink

    Hola a todos, me interesa comprar una gaveta de cozinha para un shmitz,me podrías decir cuánto vale y de donde se puede comprar? Gracias

  • 27/09/2016 em 13:36
    Permalink

    Qual o valor da cx sem a parte da geladeira. .deve ser 1.00.mt .ou 1.20 de comprimento. .
    Aguardo sua resposta abç

  • 06/01/2014 em 06:25
    Permalink

    ja useu muito a caixa de cozinha, é bom para saúde e o bolso

  • 05/01/2014 em 22:28
    Permalink

    Comecei em 99 na estrada,viajando pelo Nordeste e cheguei a fazer viagens pro Mercosul,nesse tempo geladeira ainda não tinha disponível pra nossa caixa,e quando tinha era uma fortuna! E então pra conservar uma carne,ou frango eu era obrigado a usar a banha e deixar tudo mergulhado nela,certamente hoje,nossos irmãos estradeiros não precisarão passar por isso,pois está mais acessível uma geladeira pra caixa! Sucesso e paz nas estradas para todos em 2014.

  • 31/12/2013 em 19:25
    Permalink

    olá rapaziada da estrada boa tarde feliz ano novo a todos eu tbm ñ abro mão de minha caixa de cozinha só e ou em grupo faço todas as refeições e mudou muito financeiramente alem de ser mas saudavel abraço a todos

  • 31/12/2013 em 01:07
    Permalink

    – Não sou estradeiro (ainda), pois sou motorista na pref. de Pelotas-RS na caçamba de asfalto, mas tenho planos de por uma caixa-cozinha nele porque mesmo dentro da cidade às vezes ficamos empenhados por algum problema e eu gosto muito de cozinhar e odeio passar trabalho. Gosto de ter tudo que preciso para não passar trabalho e ter a chance de ajudar quem precise. Abraço pessoal.

  • 30/12/2013 em 19:14
    Permalink

    a turma usa a cozinha por que comer na estrada custa caro ! por exemplo um litro e meio de agua em santa luzia do paruá custa quase 4,00 reais, assim vai embora a diaria !!!!!!!!

  • 30/12/2013 em 17:43
    Permalink

    é a melhor parte da viagem hehehehehe alem de fazer uma comida sadia o bate papo com os amigos , isso não tem preço

  • 30/12/2013 em 16:57
    Permalink

    Boa Tarde Galera Estradeira,eu sempre vivi e amei a estrada pois nela eu aprendi muitas coisas a respeitar nossos irmãos da estrada que por mais sofrido que ele seja ele tem sempre um ombro amigo para amparar quem sempre precisa,e eu adoro fazer comidas em nossas gavetas, as antigas cheia de tralhas e as vezes as coisas caia devido aos muitos buracos nas nossa estradas..hoje mais arrumadas e tenho até geladeira isso ficou foi muito otimo,,meus irmãos das nossas sofridas estradas espero que o Natal tenha sido muito feliz para voçes e seus familiares e mesmo a grandes distancia tenha matado a saudades dos seus com aquele telefonema bem gostoso, e que o ano novo venha repleto de muitas alegrias e felicidades a todos voçes e seus familiares,,é o que deseja,,seu amigo José Roberto,de Juiz de Fora-MG,,QRA:BOLERO,PX4B3955,,AMO MINHA PROFISÃO

Fechado para comentários.