ANTT apreende 10 veículos em ação de combate ao transporte pirata

gb4




A equipe de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, na manhã desta terça-feira (29/07), uma Operação Conjunta de Combate ao Transporte Clandestino no DF e Entorno. A ação teve como objetivo tirar de circulação os operadores de transportes irregulares do Distrito Federal e seu entorno. Foram abordados 50 veículos entre vans, ônibus e carros de passeio, dos quais 10 foram flagrados fazendo transporte irregular. Os veículos foram apreendidos e encaminhados aos pátios credenciados pela ANTT. A ação teve início às cinco da manhã e se estendeu até as 11 horas.

A fiscalização ocorreu em dois pontos distintos do Distrito Federal, na DF003 e na DF290. Além da equipe da ANTT, também participaram da operação a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle do Distrito Federal (SUFISA), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF), a Polícia Militar (PMDF) e a Força Nacional.

Entre as irregularidades encontradas, estão a falta de permissão para executar o transporte interestadual; ausência de equipamento obrigatório de segurança; o tráfego com veículo que apresenta defeito em equipamento obrigatório, como pneu careca, problema em parte elétrica, extintor vencido ou descarregado e demais itens que colocam em risco a segurança dos passageiros; o tráfego com veículo sem documento de porte obrigatório; motoristas sem autorização para condução de veículos de transporte coletivo.

LEIA MAIS  Propostas prioritárias do governo para infraestrutura já tramitam no Congresso

As ações de fiscalização da ANTT são constantes e têm sido intensificadas desde março deste ano, quando entraram em vigor das novas medidas instituídas pela resolução 4.287/2014, que prevê, entre outras coisas, apreensão, por 72 horas, de veículo flagrado realizando transporte clandestino de passageiros.

LEIA MAIS  Após decisão do ministro Fux do STF, piso mínimo de fretes está valendo para todos os fretes

O passageiro que observar qualquer irregularidade pode fazer uma denúncia à Ouvidoria da ANTT pelo telefone 166, pelo e-mail ouvidoria@antt.gov.br, na aba Fale Conosco do site da Agência (www.antt.gov.br) ou pessoalmente, nos pontos de atendimento da ANTT.




Deixe sua opinião sobre o assunto!