Em Dezembro de 2015 foi aprovada uma lei na Espanha que permite a circulação de caminhões com até 25,25 metros de comprimento, com 60 toneladas de peso bruto. Essa lei agora pode ser revogada por uma comissão do Congresso daquele país.
A alegação para a derrubada da lei é a segurança viária, já que caminhões maiores podem causar acidentes maiores, com maior risco para os motoristas e possíveis danos ambientais.
Os receios do grupo parlamentar em relação à segurança, que garantem ter como base estudos independentes, prendem-se com as dimensões e peso desse tipo de veículos. Além do risco, a comissão aponta os custos adicionais de manutenção da rede de estradas da Espanha, a qual, alegam, não foi projetada para receber mega-caminhões.
Em relação aos danos ambientais, o grupo parlamentar salienta que isso acontecerá porque será transferida carga do transporte ferroviário elétrico para estes comboios rodoviários “petróleo-dependentes”, segundo a proposta.
Mesmo tendo sido publicada em Dezembro, a lei ainda não entrou em vigor por causa de variados problemas nos testes com os mega caminhões.