Faixa Ouro volta a ser opcional

por Blog do Caminhoneiro

faixa ouro

O Dispositivo Auxiliar de Identificação Veicular, também conhecido como “Faixa Ouro”, passou a ser obrigatória para todos os caminhões e implementos a partir de 2010. Em 2015, entre idas e vindas, passou a ser opcional. No finalzinho do ano, voltou a ser obrigatória.

Porém agora, finalmente, o objeto de grande polêmica deixa de ser obrigatório novamente, pela publicação da Deliberação 149/2016 do Contran. A redação deixa claro que a partir de agora o Dispositivo Auxiliar de Identificação Veicular passa a ser opcional.

Com isso, ninguém poderá ser multado pela falta das faixas na traseira do caminhão ou dos implementos. O problema é que essas mudanças constantes de legislação induzem os caminhoneiros ao erro e a gastos desnecessários com colocação de acessórios obrigatórios que pouco tempo depois deixam de ser.

Além disso, todo caminhão, novo ou antigo, é obrigado a possuir a placa, que é o dispositivo de identificação oficial, e não precisaria de um auxiliar para isso. Abaixo segue resolução na íntegra.

Diario-Oficial

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!