Artigo: Planejar demais é perder oportunidades?

por Blog do Caminhoneiro

Todos os meses, um líder competente deve ter em suas mãos os relatórios gerenciais dos resultados do seu negócio. As análises devem ser rápidas e os planejamentos para mudanças de estratégias, mais rápidos ainda. Sua visão, em relação às oportunidades do mercado, deve estar em sinal de alerta todo o tempo, de acordo com a visão do seu negócio. As análises setoriais devem ser feitas em tempo real, visando sempre as necessidades dos clientes, dando atenção à concorrência e tendo fornecedores bem alinhados.

Em um país instável economicamente, planejar demais e não ter atitudes estratégicas implementadas com o compromisso de assegurar resultados pode ser fatal para o seu negócio.

Dentro de uma empresa, quando desenhamos um planejamento estratégico, ele funciona normalmente para cinco anos, apesar de que a velocidade da informação e a inovação constante têm feito as empresas pensarem que três anos seria o suficiente.

Anualmente, todo o planejamento deve ser revisado. O Conselho, o CEO e todos os executivos devem ter como características lideranças fortes e ágeis para que o negócio não perca sua velocidade.

Se as atitudes de estratégias não forem executadas e implementadas corre-se, o risco das ideias ficarem apenas no planejamento e, se isso, acontecer, consequentemente o excesso de discussões pode, sim, acarretar em prejuízo para o negócio.

No entanto, chega uma hora em que devemos entender que podemos ir aprimorando e colocando em prática o que foi formulado e, à medida em que forem desenvolvidas as soluções de cada processo, a possibilidade de uma revisão deste plano ser realizada é grande.

Como presidente de conselho, percebo que, muitas vezes, os executivos se sentem inseguros para a tomada de decisões e isso não pode acontecer, o conselho se torna forte quando, dentro do seu papel, analisa, motiva, aprova e acompanha as estratégias. Em outras palavras, as decisões e ações tomadas e validadas devem ser realizadas com prazos devidamente acordados, trazendo eficiência ao desempenho do negócio.

Tarsia Gonzalez, presidente do Conselho de Administração da Transpes

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

7 comentários

Janeiro Fevereiro De Marco Abril 20/01/2017 - 16:53

Vaga tem, gente capacitada tbm. Tenho CNH E curso moop, coletivo, atividade remunerada, conclui esses cursos no SEST SENAT , fora os cursos on lines e não acho quem me dê a 1 oportunidade, já rodei o mundo e até agora nada, eles alegam a falta de experiencia. Como é q querem q o país vá pra frente desse jeito. Me lasquei, me esforcei, estudei, conclui e agora cadê o emprego pq oportunidade tem.

Reply
Edson de Jesus 20/01/2017 - 15:57

E verdade as empresas deveriam da oportunidade assim nos ganhamos e as empresas ganham também!

Reply
Dhannyel Silva 20/01/2017 - 14:50

Tbm tenho esses curso! Mais hoje em dia emprego é só indicação!!! O ciclo vícioso impera nas empresa. Eles não dão oportunidade.

Reply
Jurandir L Castro 20/01/2017 - 16:23

‘ciclo vicioso nada …’é proteção mesmo, política porca, eles dão emprego com quem vão com a cara caso contrário o camarada se ferra, já tentei inúmeras vezes nesta empresa nunca me deram atenção desde qdo eram no são gabriel, eu particularmente entendo que não preciso mendigar pão, ficar em porta de empresa implorando, mas o que né hj estão bem no mercado, será como começaram né?

Reply
Carlos Lopes 20/01/2017 - 14:45

TEM VAGA ESTOU À 08 MÊS PARADO TENHO MOPP ,E CARGA INDIVESIVEL. 021-99455-3895.

Reply
Dhannyel Silva 20/01/2017 - 14:30

Eu quero uma oportunidade e nenhuma empresa planeja da oportunidade a quem quer ser motorista!!! Ai como se tem experiência sem oportunidade!!!! Alguém me responde!!

Reply
Jurandir L Castro 20/01/2017 - 16:22

falou tdo companheiro …o grande problema que ninguém quer ser o primeiro a ajudar, dar oportunidade, fazer o motorista, está uma raridade hj em dia empresa que gosta de fazer o motorista, investe, etcccc.

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!