Com o objetivo de garantir que as emissões atmosféricas estejam dentro dos limites permitidos, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) monitora a fumaça emitida pelos caminhões que chegam a Paranaguá para descarregar ou buscar produtos. A avaliação é feita em cerca de 400 veículos por mês e tem apontado resultados positivos – 95% deles estão com a manutenção em dia, o que ajuda a diminuir a poluição do ar.
De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o acompanhamento constante influencia na qualidade do serviço prestado nos portos do Paraná e nas condições de vida e trabalho, evitando danos à saúde de moradores e trabalhadores e garantindo a preservação da natureza. “Esse monitoramento é mais uma das ações que desenvolvemos em benefício das pessoas e do meio ambiente e comprova que é possível a harmonia entre as operações portuárias e o desenvolvimento sustentável”, explica.
Como principal porto do agronegócio brasileiro, o Porto de Paranaguá chega a receber, em média, 2 mil caminhões por dia durante o período de safra.
Como funciona
O procedimento é simples e rápido. Uma equipe do setor do Meio Ambiente aborda os motoristas e analisa a fumaça que sai do escapamento, com base na Escala de Ringelmann. É utilizado um cartão com cinco tonalidades de cinza, em uma escala da mais clara à mais escura. Se a fumaça for enquadrada nos dois tons mais claros o caminhão está dentro da regularidade – o que acontece com 19 em cada 20 caminhões que passam pela cidade em direção ao porto.
Porém, se a cor se encaixar na escala 3, 4 ou 5, o resultado é um sinal de que o veículo precisa passar por manutenção. “Nesse caso, a equipe orienta os caminhoneiros sobre as medidas necessárias e a importância do cuidado permanente”, explica o diretor de Meio Ambiente, Bruno da Silveira Guimarães.
Nos últimos cinco anos a Appa investiu aproximadamente R$ 35 milhões em mais de 40 programas de meio ambiente. Devido a estas ações, o Porto de Paranaguá saltou da 26ª posição, em 2012, no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para a 3ª colocação, em 2016, em qualidade de serviços ambientais.
Conscientização
A Appa promove ainda, regularmente, ações de orientação aos motoristas para que regularizem em seus veículos itens como freios, pneus e vazamento de cargas e óleo. Outros temas abordados são o respeito às normas de trânsito e à velocidade máxima permitida, além de normas de segurança no trabalho.
33 comentários
Tem q monitorar é os bandidos isso sim. Pra os motoristas tenha mas segurança
A cidade de Paranaguá inteira é um lixo, Fede mais que carniça, só tem noias e políticos corruptos, buracos, ruas imundas, lixo para todos os lados, Paranaguá é o lixão do Parana.. E AINDA QUEREM CULPAR QUEM VERDADEIRAMENTE SE MATA TRABALHANDO, QUE SÃO OS CAMINHONEIROS.
Deviam fiscalizar os ladrões de Paranaguá!
Pra não intoxicar os ratos de estimação desse lixo ai
Para cobrar de caminhoneiros é fácil só nós roubam eeeee categoria que é tratada como um lixo
Acho difícil isso acontecer pq senão os primeiros serão os beronheiros lá que fazem o pucha do adubo
Manda eles monitorar os ladrões q roubam botijão de gás, geladeira,estepe e abrem as bicas dos caminhões primeiro!!
Tinha que monitorar os noiados que vivem roubando os motoristas também….
Tamos lascado mesmo…kkks
Pra não chora companheiro
Facil monitorar fumaça,quero ver monitorar a bandidagem!!!!
Roubos eles nao monitoram. Mas incomoda eles sao bons
Deveria fiscalizar os roubos e mais estrutura pros caminhoneiros! !!
Só na hora de descarregar q vão fiscalizar??…fiscaliza antes…..vai faltar caminhão ….. Será q sobe os fretes p motorista colocar o caminhão em ordem????
Poderiam fiscalizar as rodovias, que tal?
E os lazarento que abre bica e tombator ninguem fiscaliza !!! Que comedia esse paranagua
simples: invistam em ferrovias!
Mais ladrões agora eles vestem coletes tudo pra ferrar quem traballha .
Porque não vão prender os ladrão que abrem tombador.
Ai vai alegar que. Num vai descarregar so para pedir dinheiro
Mais um motivo para o bando de corvo fica pedino dinheiro
Melhor os melhor os volvo cabeça dê e os fogão a lenha não desce a barranqueira
O porto poderia monitorar o nível de roubos na região, parece terra de ninguém mas sempre tem uma fiscalização contra o caminhoneiro, controlar o ar é ótimo, mas já é uma etapa mais evoluída, quando outros problemas maiores estiverem resolvidos, como a segurança.
SEGURANÇA NÃO TEM NÉ….
Boa iniciativa e além da fumaça deveriam fiscalizar o nível de ruído e o ângulo de inclinação desse escapamento, que muitos são direcionados para o chão, e onde passam, além da fumaça levantam muita poeira , ou seja poluindo duas vezes.
teu rabo qe sai merda ninguem fiscaliza neeeee
Te conheço Mané ??? Respeito é bom e vem de berço .
Fiscalizar os bandidos e noiados que vivem incomodando os motoristas ninguém quer, é que isso não dá dinheiro pro governo.
E ai eles vão viver de que msm ?? Discordo de vc colega me perdoe !!
É só questão de andar regulado e ajustado pra diminuir a poluição e ruido, não é nada demais.
Concordo com a inclinação e barulho dos escape, isso deveria caber multa! Qndo o cara pega no sono passa um diretao roncando do lado, murisoka não anda e quer fazer barulho!
Quem mora próximo de BR sofre com o barulho e a poluição. É questão de se adequar.
Volta pra xereca que tu saiu… Mané.