Atoleiro da BR-163 entre MT e PA deverá estar pavimentado até 2018

por Blog do Caminhoneiro

Até o final de 2018, a BR-163/PA, principal via de escoamento de milho e soja do Centro-Oeste rumo aos portos do Arco Norte, estará pavimentada até Miritituba, onde estão localizados os principais terminais portuários utilizados no escoamento dessa produção. Dos 730 km da divisa de Mato Grosso com o Pará até Miritituba, restavam pavimentar 100 km, distribuídos em dois trechos. O ministro dos Transportes, Portos e Aviação (MT), Maurício Quintella, assina nesta quinta-feira (17/8), termo de transferência de R$ 128,5 milhões para o Exército pavimentar, de setembro próximo até o final de 2018, os 65 km entre Novo Progresso e Igarapé do Lauro. Outros 35 km entre Vila Planalto e o Entroncamento BR-230 estão em obras. Dos 955 km da rodovia, só vão faltar asfaltar 80 km acima de Miritituba, obras que também estão em andamento e previstos para ficarem prontos depois de 2018.

“Nosso objetivo é garantir o escoamento da safra de 2017/2018 aconteça sem problemas. Faremos todo o esforço para concluir a pavimentação até Miritituba, porque investir na solução dos obstáculos que amarram a economia brasileira e o funcionamento do país significa aumentar a competitividade dos produtos no mercado global”, afirmou o ministro Quintella, acrescentando que, finalmente, o país resolverá um problema que se arrasta pelas últimas décadas, quando a agricultura ampliou sua fronteira em direção ao Norte e a infraestrutura de transportes não acompanhou essa expansão.

“O Corredor Norte é uma realidade, não tem volta”, afirma o diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja), Edeon Vaz, fazendo contas: “Para o próximo ano (safra 2017/2018), esperamos um aumento na produção voltada para a exportação e, se tudo der certo, esse crescimento deve ser de 3 milhões de toneladas de soja e milho ao ano”. Do volume total de soja, derivados e milho exportado, 13% foi transportado via Corredor Norte.

Relevância

A safra 2016/2017 chegou a 220 milhões de toneladas. Com exceção da safra 2015/2016, que sofreu leve queda por condições climáticas, a produção brasileira de grãos vem batendo novos recordes a cada ano, ancorada, principalmente, pela produção de soja e milho. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que, em 2014/2015, as lavouras de soja do país renderam 96,2 milhões de toneladas, 11,8% a mais que na safra passada, enquanto que a do milho registrou 84,7 milhões de toneladas, avanço de 6% sobre o ciclo anterior.

A soja e seus derivados e o milho se destacam como os principais produtos da balança comercial brasileira. Para se ter ideia, em 2015, o volume do complexo de soja exportado foi de 70,8 milhões de toneladas – 14,6% de toda a exportação do país, que geraram US$ 27,96 bilhões de receita.

Do volume total de soja, derivados e milho exportado, 41% saíram pelo corredor Sul, 39% pelo Sudeste, 7% pelo Nordeste e 13% pelo Norte, formado pelas rodovias federais do Mato Grosso, Pará e Rondônia. Embora o volume de exportação pelo Norte ainda não seja tão significativo, as rotas da região são apontadas como uma alternativa para escoar a produção e desafogar os portos do Sul e do Sudeste.

O ministro Quintella afirma que a relevância do Corredor Norte é motivo suficiente para que nunca mais aconteça o que houve no último mês de fevereiro, em pleno escoamento da safra de soja. O intenso volume de chuvas na região, combinado às difíceis condições de alguns trechos da rodovia, praticamente paralisaram a BR-163/PA. Havia quilômetros de filas de caminhões que se dirigiam aos portos de Miritituba e Santarém. O trecho entre Vila Planalto e Miritituba foi o mais atingido. A rodovia só voltou a funcionar após a intervenção do MT, que coordenou um Grupo de Trabalho para desbloquear a estrada.

“Em fevereiro, nós garantimos ao país que a BR-163/PA estaria em condições muito melhores a partir do escoamento da safra 2017/2018. Não foram só palavras. As obras, que já estamos fazendo na região e a transferência desses recursos para o Exército, tornam essas palavras concretas”, concluiu o ministro dos Transportes, Maurício Quintella.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

27 comentários
0

Artigos relacionados

27 comentários

WB Feira de Santana 18/08/2017 - 01:16

Duvido, não vi, não vale kkkk

Mais uma daquelas mentiras as vésperas de uma eleição kkkk

Reply
Anderson Silva Moraes 18/08/2017 - 00:32

Piada do mês…

Reply
Edimilson Silva 18/08/2017 - 00:31

Só ficando pronto pra agente ver

Reply
Bruno Misquita 18/08/2017 - 00:26

Tem uma galera que acredita em dels por que não acreditar nessa noticia não é mesmo?

Reply
Ramon Peres 17/08/2017 - 23:44

duvido,, essa istória e velha !

Reply
Paulo Malagueta Câmara 17/08/2017 - 22:59

Kkkkkkkk kkkkkkkk

Reply
Rodrigo Carvalho Costa 17/08/2017 - 22:46

Duvido

Reply
Geraldo José Ferreira Geraldo 17/08/2017 - 22:14

Sera diz a lenda

Reply
Antonio Vitor Ferrari 17/08/2017 - 22:12

Vix vai demora umasemana parara tira esse barro todo

Reply
Alexandre Machado 17/08/2017 - 19:21

duvidooooooooooooo

Reply
Celso Vianna 17/08/2017 - 18:53

Que assim seja!

Reply
Paulo Sergio Lima Araujo 17/08/2017 - 17:30

Só vendo pra crer kkkkk

Reply
Binho Binho 17/08/2017 - 16:21

Só acredito vendo

Reply
Slvio R Santos Silvera 17/08/2017 - 15:49

Mentira e primeiro de abril

Reply
Felipe Mann 17/08/2017 - 15:27

Mesma mentira que falam há anos para nos aq do Sul do Brasil. Estrada q liga São Gabriel a Bagé RS 457 ja foi asfaltada mais de 3 veses mas o asfalto nunca saiu. E so esiste nos mapas do Brasil

Reply
Gilberto D Silva 17/08/2017 - 15:09

Nao acredito primeiro vai ter pedagios de cabo a rabo depois os otarios dos brasucas pagam para colocar aquele asfaldo de merda e depois o governo cornudo vende a preco de banana porque o brasil e a republica dos bananas e depois a fucked empresa que comprar dividira o dinheiro com os vermes dos politicos e vermes mesmo aqueles que vicam revirando em animal morto maggot…….

Reply
Alesk Sandro 17/08/2017 - 14:50

Kkkkk o Brasil tá quebrado, num tem dinheiro nem pra fazer um quebra molas

Reply
Luiz Felicio 17/08/2017 - 14:45

Seraaaaaaaaaa

Reply
Silvestre Prudente Prudente 17/08/2017 - 14:42

Qual mes dezembro ? La pelo dia 32

Reply
Edvaldo Teixeira 17/08/2017 - 14:35

BR ?
É uma vergonha isso.

Reply
Qra Gibi 17/08/2017 - 14:27

kkkkķkkkkkkk piada kkkkkkk essa foi boa

Reply
Wilson Cossalter 17/08/2017 - 14:26

E trem bom quanto possar nos atolero,ia no sitio comprar um frango e fazia uma janta depois ia dormir de pe sujo

Reply
Jose Campelo Da Silva Silva 17/08/2017 - 14:24

Vai tanto….esta se aproximando das ladrosções

Reply
Caca Lunardi 17/08/2017 - 14:22

Fazem mais de 30 anos que passei por aí e continua a mesma merda , só acredito vendo

Reply
Silvia Rossetto 17/08/2017 - 14:22

Duvidoo

Reply
Taislayne Oliveira 17/08/2017 - 14:18

Nossa ta feia a coisa aqui no MS tbm

Reply
Raylander Paganini 17/08/2017 - 14:12

Tomará que façam pois se depender desse governo corrupto nao vai dar em nada

Reply

Escreva um comentário