Tecnologia ajuda a Transfrios a evitar sinistros de cargas




A Transfrios é uma transportadora de cargas refrigeradas com sede em São José dos Pinhais/PR e filiais em Tijucas/SC e Itapecerica da Serra/SP, que tem clientes na região Sul e Sudeste e chega a transportar mais de 350 cargas ao mês. Para a empresa, a segurança das cargas e a garantia da temperatura ideal para as mercadorias dos clientes são fundamentais. Por isso, em 2015, contrataram a solução de gestão de risco Omniturbo da Omnilink.

Rudson Siqueira, analista de tráfego na Transfrios, acompanha de perto o gerenciamento de risco das cargas transportadas e explica as razões que levaram a empresa a adotar o Omniturbo em substituição à ferramenta que utilizavam anteriormente: “a Omnilink nos oferece uma tecnologia híbrida, com dual chip e conectividade por satélite, que não deixam a comunicação cair. Além disso, o software é mais fácil de trabalhar, mais aberto para fazer customizações de acordo com nossas necessidades e o equipamento rastreador é oferecido em modo de comodato, o que é mais vantajoso para a empresa”.

Por meio dos relatórios gerenciais da ferramenta, que indicam a temperatura no baú do caminhão a cada dois minutos, se a porta está aberta ou fechada, entre outros dados, a empresa conseguiu evitar três sinistros por perda de temperatura. “O cliente em questão havia alegado que a temperatura da carga não estava de acordo, mas, conseguimos comprovar por meio de dados confiáveis que a refrigeração durante o transporte estava correta a todo instante. Anteriormente, só tínhamos a posição de temperatura a cada 15 minutos, hoje, a confiabilidade das informações é maior, o que nos dá mais subsídios nos diálogos com nossos clientes”, afirma Rudson.

A Transfrios também conta que o Omniturbo com a trava de baú já ajudou a evitar furto de carga durante pernoite. Outra situação envolveu assalto a um caminhão que transportava carga: a tecnologia detectou a ocorrência e enviou um sinal de alerta para a gerenciadora de risco, que por sua vez contatou o seu time de apoio que, em 15 minutos, conseguiu agir e evitar o prejuízo.




Deixe sua opinião sobre o assunto!