Cinco aplicativos que podem ajudar o caminhoneiro moderno




Hoje em dia, existem aplicativos para quase tudo. A popularização dos smartphones e tablets fez com que eles não fossem mais um artigo de luxo, e sim uma ferramenta muito importante para o dia a dia de qualquer profissional. Com certeza, não poderia ser diferente com os caminhoneiros.

Esses trabalhadores passam muitos de seus dias nas estradas, e cada minuto que eles podem economizar faz toda a diferença, tanto para que eles consigam entregar seus fretes mais rápido quanto para aqueles minutinhos a mais na hora das refeições ou de dormir.

Já é muito comum que eles trabalhem sempre acompanhados de seus smartphones, já que estão em contato direto com fornecedores, clientes e também com seus familiares e amigos (sempre parados no acostamento ou em algum local permitido, é claro). Porém, além da comunicação, seus smartphones podem fazer muito mais.

Alguns apps são indispensáveis para que eles possam fazer todas as atividades do seu cotidiano com mais segurança e agilidade. Assim, ao gastar menos tempo, eles conseguem ganhar mais dinheiro e fazer as viagens mais tranquilamente.

Confira uma lista com 5 aplicativos que não podem faltar no celular de um caminhoneiro!

5 Apps Indispensáveis Para Todo Caminhoneiro

Cada um dos apps listados abaixo atuará em uma diferente necessidade dos caminhoneiros. Com todos eles instalados, o celular se tornará um verdadeiro copiloto, essencial para as viagens!

1 – Waze

Existe uma música que diz “eu conheço cada palmo desse chão, é só me mostrar qual é a direção”, que ficou marcada por ser o tema do seriado Carga Pesada. Muitos caminhoneiros já desbravaram quase todo o Brasil, mas e quando eles recebem um frete para um lugar que nunca foram antes?

Para não se perderem naqueles palmos ainda desconhecidos, uma excelente alternativa é o Waze, que alia um aplicativo de GPS a uma rede social. É possível adicionar amigos, como outros caminhoneiros, verificar as condições reais do

trânsito, a presença de buracos e acidentes, além de, é claro, indicar a melhor rota para o destino desejado.

O Waze é um aplicativo gratuito, que por esses e outros motivos não pode ficar de fora do smartphone de nenhum caminhoneiro antenado às novas tecnologias.

2 – Google Maps

Pode parecer estranho citar um aplicativo que é bem parecido com o Waze, mas o Google Maps não deixa de ser extremamente importante para os caminhoneiros.

LEIA MAIS  VÍDEO: Caminhoneiro usa área de escape e evita acidente na BR-376

Por mais que eles tenham um profundo conhecimento sobre as estradas brasileiras, pode ser que não se lembrem exatamente de onde fica aquele restaurante barato e gostoso, ou então aquele ponto de parada confortável no meio de uma viagem. Tudo isso e muito mais pode ser visto no Google Maps.

A base de dados do Google é muito rica, e a cada dia, novos estabelecimentos são cadastrados ali. Portanto, é muito provável que o caminhoneiro encontre exatamente o lugar que ele buscava.

Mesmo que ele não se lembre do nome, ele pode ficar de olho nos restaurantes, bancos, hospitais, mecânicas e outros estabelecimentos mais próximos de onde ele está. Assim, tudo fica bem mais fácil e prático.

Outro fator que também é bastante importante é a possibilidade de baixar rotas para o armazenamento do celular. Assim, mesmo se a internet estiver ruim ou sem sinal, o caminhoneiro se manterá no trajeto correto.

3 – Google Keep

O gigante das buscas tem vários aplicativos ótimos, e esse é mais um daqueles que não podem faltar. Embora não seja tão conhecido assim como outros aplicativos da empresa, o Keep é essencial para os caminhoneiros modernos que não querem se esquecer de informações importantes.

Muitas vezes, na emoção e na correria das estradas, pode ser que o caminhoneiro se esqueça de alguma coisa, como de tomar algum remédio, ligar para um parente ou até mesmo de almoçar, já que guiar um caminhão demanda muita atenção e não dá para ficar parando a todo minuto.

O Google Keep é uma espécie de bloco de notas, onde é possível armazenar vários recados e dados importantes. Se o caminhoneiro precisar parar para abastecer às 20h, por exemplo, ele pode salvar a nota com um lembrete de horário. Assim, o celular enviará uma notificação exatamente nessa hora.

Outro ponto muito importante e que diferencia esse aplicativo é a possibilidade de adicionar lembretes baseados em lugares. Por exemplo, se ele quiser parar para jantar naquele restaurante que mais gosta, mas não souber exatamente em qual horário estará por perto, basta adicionar o endereço à nota. Assim, quando ele estiver na região, o aplicativo enviará uma notificação imediatamente.

LEIA MAIS  PRF flagra motorista com rebites na cabine em SC

Também é possível criar listas com caixas de seleção. Assim, quando ele finalizar alguma atividade, basta “ticar” e pronto. Com o Keep, o caminhoneiro não tem mais desculpas para se esquecer de nada.

4 – Spotify

Produtividade e organização são muito importantes, sem sombra de dúvidas, mas o caminhoneiro também precisa de opções que o mantenham animado e desperto durante a viagem. Para isso, nada melhor do que uma boa música, e um dos melhores apps para isso é o Spotify.

O download do aplicativo é gratuito, mas para poder baixar as músicas no armazenamento do celular e ouví-las sem consumir o plano de dados, é necessário ter uma conta premium. Porém, ela não custa muito caro e compensa bastante, já que o caminhoneiro poderá levar suas músicas preferidas para onde quiser.

Também é possível adicionar amigos no Spotify e criar listas colaborativas. Então, você pode criar playlists com outros colegas de profissão e escolher os artistas, CDs e músicas de que mais gostar.

5 – AccuWeather

Com todo o tempo que os caminhoneiros passam na estrada, nem sempre é possível assistir ao telejornal para saber como estará a previsão do tempo. Por isso, nada melhor do que contar com um aplicativo que traga essa informação, como o AccuWeather.

Esse é um excelente aplicativo, que além de falar se irá chover ou não, traz informações ainda mais detalhadas, como probabilidade de precipitação, umidade do ar, temperatura estimada e sensação térmica, tudo isso com apenas alguns toques.

Ao saber como estarão as condições climáticas durante a sua viagem, você pode se planejar melhor: se for chover, por exemplo, pode ser mais prudente esperar por mais algumas horas ou até mesmo por um dia, principalmente em estradas mais perigosas.

A Tecnologia na Palma das Mãos

Com todos esses aplicativos, as viagens dos caminhoneiros ficarão ainda mais organizadas, seguras e animadas. Assim, além de poder terminar os fretes mais rápido, o caminhoneiro também trabalhará mais satisfeito. Tem coisa melhor do que isso?

Esses aplicativos podem ser utilizados por motoristas de caminhão munck, cavalos mecânicos, carretas, bitrens, treminhões e outros. Por isso, não importa qual seja o tipo de caminhão, os aplicativos serão uma mão na roda durante as viagens!




Um comentário em “Cinco aplicativos que podem ajudar o caminhoneiro moderno

  • 08/01/2018 em 13:58
    Permalink

    Os apricativo são bons sim você estiver a pé andando no escritório tudo bem mais na estrada é um causador de acidente pois tira atenção do motorista atrapalha muito deveria ter CNH casada quem tivesse dirigindo e com o celular na mão

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!