Caminhoneiros podem ter direito à aposentadoria especial com 25 anos de contribuição




Os caminhoneiros, sejam autônomos ou de carteira assinada, têm direito à aposentadoria especial 25 anos de contribuição, independente da idade.

Regra geral, os caminhoneiros completam o tempo necessário para aposentadoria antes, normalmente entre os 40 e 50 anos de idade, em virtude de começarem trabalhar mais cedo.

Até o ano 1995 todos os caminhoneiros ou motoristas de ônibus tinham automaticamente direito a essa vantagem apenas com a prova de que exerceram essa profissão.

Mesmo com a revogação do direito nesta data, os períodos trabalhados antes de 1995 ainda são considerados desde que se comprove o exercício da profissão e os agentes nocivos à saúde do trabalhador.

Após essa data, é possível ainda obter o reconhecimento do tempo trabalhado em regime especial, e para tanto se devem utilizar todos meios de prova como: a) documentos do caminhão, b) notas de frete, c) laudos médicos, d) documentos de filiações a associações de classe, e) carnês de recolhimento do INSS, f) certidão de órgão fiscalizador, g) inscrição no cadastro do ISS como autônomo, h) recibos de pagamento como autônomo (RPA), i) carteira de trabalho.

LEIA MAIS  Valor do diesel tem alta de R$ 0,02 por litro a partir de amanhã

Como ficará minha aposentadoria depois da Reforma da Previdência?

De acordo com o projeto apresentado pelo Governo Federal, e, caso aprovada, só terão direito a aposentadoria especial aqueles trabalhadores que comprovarem dano à saúde em virtude do exercício da profissão.

Todos os trabalhadores que exercerem a profissão até a provável aprovação poderá utilizar o tempo já trabalhado como especial, desde que devidamente comprovado. O ideal é calcular agora o tempo especial já trabalhado e deixá-lo já averbado no INSS.

Sou aposentado com tempo normal (35 anos), mas trabalhei como caminhoneiro, tenho direito à revisão de minha aposentadoria?

LEIA MAIS  PRF prende em flagrante motorista dirigindo sob efeito de bebida alcoólica e droga

Sim, caso o INSS não tenha utilizado o tempo especial trabalhado na concessão da aposentadoria, o aposentado poderá requerer revisão do benefício utilizando o tempo especial para aumentar o valor de sua aposentadoria.




13 comentários em “Caminhoneiros podem ter direito à aposentadoria especial com 25 anos de contribuição

  • 03/12/2018 em 21:57
    Permalink

    Nos caminhoneiros são tratado pelo INSS como ninguém .Trabalha e não tem valor e os políticos são ainda piores só fazem leis que faforese a si mesmo eles se aposenta sem trabalhar e com salários absurdo.
    Quando vai um trabalhador que sacrificou a vida inteira no sol e chuva pedem tantos documento para que serve o CNIS e a maior prova que a pessoa contribuiu para a o INSS

    Resposta
  • 20/02/2018 em 08:01
    Permalink

    Mas tenho direito mesmo eu já tenho 24 anos de profissão então só falta mais 1 ano para eu pegar a especial

    Resposta
  • 20/02/2018 em 07:43
    Permalink

    Sou caminhoneiro desde 1991 tenho problema nos quadris já coloquei prótese no quadril direito fiz artroplastia total de quadril e continuo trabalhando tenho 45 anos será que posso pedir minha aposentadoria

    Resposta
  • 19/02/2018 em 23:50
    Permalink

    Boa noite tenho mais de trinta anos como motorista de caminhões e ônibus e estou com uma advogada q me disse q não tenho direito a aposentadoria especial..sou registrado como motorista desde 84

    Resposta
  • 19/02/2018 em 21:27
    Permalink

    Trabalho a como motorista profissional a 12 anos e ja completo 32 anos de contribuição ao inss posso fazer o pedido integral?

    Resposta
  • 19/02/2018 em 17:50
    Permalink

    Tem muitos profissionais que tbm necessitam da aposentadoria especial o governo e esperto se tirar esse beneficio deles eles ficam brabos e param o pais sao so eles que conseguem fazer isso o governo nao e bobo se liguem

    Resposta
  • 19/02/2018 em 13:43
    Permalink

    Meu Pai trabalhou com caminhão 40 anos pagava esse INSS sobre 10 salarios, aposentou recebendo dois hoje minha mãe está acamada e nem a pensão está recebendo, governo sempre foi e sempre será maligno uma praga .m

    Resposta
  • 19/02/2018 em 13:06
    Permalink

    Nada mais justo!Quem tem um caminhoneiro na família sabe que as horas trabalhadas vão muito além de 8 hs.E não é porque não querem descansar é que na maioria das vezes se faz necessário. E se formos ver estão sempre arriscando suas vidas seja pelo perigo nas estradas e pela bandidagem que está nas estradas.Justiça seja feita.

    Resposta
  • 19/02/2018 em 12:04
    Permalink

    Isso e mais do que junto porque é 25 anos trabalhando,longe da família..essa lei tem que ser aprovada sim..??

    Resposta
    • 19/02/2018 em 13:37
      Permalink

      Seria ótimo contar com este benefício Deus ajuda que seja aprovada !

      Resposta
      • 19/02/2018 em 16:38
        Permalink

        muito justo…sao inúmeros os perigos de vida que corre um caminhoneiro, as estradas estão horríveis facilitando o número de acidentes em muitas rodovias não tem acostamento se ir preciso parar de urgência…horas é mais horas incansáveis por dia atrás de um volante….bandidagem em todo lugar principalmente no RJ. … Passam a vida longe de suas famílias e não veem os filhos cresceram….postos de abrigo as vezes não tem lugar pra se parar banheiros horríveis em estado precário..comida requentada e as vezes até estragada enfim são inúmeras as humilhações e os perigos que um caminhoneiro sofre…. MUITÍSSIMO MERECIDO… ELES MERECEM DESFUTAR DESFRUTAR DA CASA E DOS FILHOS DEPOIS DE MUITOS ANOS SEM TAL MORDOMIA.

    • 20/02/2018 em 00:25
      Permalink

      Muitos perdem a vida levando sua comida sua roupa seu carro seus móveis sua gasolina tudo que tem de conforto na sua casa foi você que comprou só que não vai andando foi um motorista um profissional da estrada que levo nos sabemos que tem tem profissões e profissionais em toda área que não vale o ar que respiramos mais tem muitos profissionais bons em toda área de trabalho devemos respeitar melhor us aos outros neste mundo ninguém é melhor que ninguém fica desabafo obrigado

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!