Ford Ranger Black Edition enfrenta teste no frio escuro de Longyearbyen




A Ford levou a nova Ranger Black Edition, edição limitada da picape lançada na Europa, para um test-drive radical em um dos lugares mais inóspitos e sombrios da Terra, o Círculo Ártico. Este vídeo, feito com a participação de moradores reais de Longyearbyen, na ilha de Svalbard, mostra como é dirigir e viver no lugar que durante mais de 110 dias por ano fica em completa escuridão à temperatura de 20°C negativos, a chamada Noite Polar.

Filmado pelo premiado diretor Toby Dye e produzido pela RSA Films, de Ridley Scott, o vídeo foca a rotina de três pessoas nesse cenário desafiador. Além do frio e escuridão, as avalanches, fendas, geleiras e ursos polares são outros perigos reais para os 2.400 habitantes do local.

“Este não é o Oeste selvagem – este é o Norte selvagem e cru. Pode estar escuro 24 horas por dia, mas temos de trabalhar e tocar a vida normalmente”, diz Ben, piloto de prova da Ranger Black, que rodou por trilhas geladas para abastecer hotéis e restaurantes com os produtos frescos que cultiva usando uma técnica especial. “No começo, as pessoas pensavam que eu estava louco”, diz. “Mas, se eu consigo fazer isso aqui, posso fazer em qualquer lugar.”

LEIA MAIS  Conheça o trabalho de uma especialista em freios no campo de provas da Ford em Tatuí

Silje, que nasceu na ilha e trabalha no aeroporto, também sabe como é difícil ganhar a vida em Longyearbyen. “A maioria das pessoas vem a Svalbard para uma aventura e fica por um ou dois anos. Nem todos conseguem suportar isso. É perigoso, mas eu adoro sair e não haver mais ninguém lá. É somente o selvagem e me sinto viva.” Em sua casa isolada, sem água encanada, ela depende da Ranger para se reabastecer na cidade.

Outro personagem do teste é Martin, carpinteiro que mora fora da cidade, numa cabana isolada com sua matilha de 12 huskies.

“Para chegar ao comércio tenho de dirigir 15 km. Mas se houver uma nevasca a viagem que normalmente é de 10 minutos pode levar uma hora e meia”, diz Martin, que transporta na picape o óleo usado nos aquecedores da casa. “A maioria das pessoas diria que levo uma vida difícil, mas para mim ela é perfeita.”

LEIA MAIS  Conheça o trabalho de uma especialista em freios no campo de provas da Ford em Tatuí

Com produção limitada a 2.500 unidades, a Ranger Black Edition é derivada da versão de topo Limited e se destaca pelo visual todo em preto. Entre outros equipamentos, vem com sistema de navegação por satélite, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, ar-condicionado automático digital de dupla zona, bancos de couro e retrovisores com rebatimento elétrico e aquecidos.




Deixe sua opinião sobre o assunto!