Pneu recapado pode rodar até 500 mil km
Empresas que trabalham com transportes de cargas sofrem com o desgaste natural de pneus. A recapagem é uma alternativa que vem chamando a atenção de muitos empresários, tanto pela economia quanto pela preocupação ambiental. O processo, existente aqui no Brasil há mais de 30 anos e muito usado no exterior, consiste em colocar uma nova banda de rodagem no pneu após o uso de sua primeira vida, substituindo a banda de rodagem já gasta. Este serviço é feito somente em pneus de transporte de carga como caminhões, ônibus e tratores.
Fernanda Campioni, gerente de Pneus e Recapagem, empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, explica que este processo prolonga a vida útil dos pneus em mais de 100%. Segundo ela, um pneu novo pode rodar, em média, 200 mil km – quando recapado, ele pode chegar até 500 mil km. “A economia de custo é enorme com a recapagem, pois se o cliente utilizar apenas o seu pneu novo, não recapando sua carcaça, ele está utilizando apenas 33% da vida útil do seu pneu”, alerta. A gerente explica ainda que a vida útil de um pneu de caminhão ou trator dura, uma média de cinco anos, que é o período de garantia da maioria dos fabricantes.
O processo de recapagem é ágil e pode ser feito e entregue no dia seguinte, levando cerca de cinco horas entre o processo produtivo e cozimento. Fernanda Campioni alerta que automóveis não são autorizados a fazer a recapagem, porque a carcaça deste tipo de pneu não foi tecnologicamente desenvolvida para ser recapada.
Para saber se um pneu está próximo ao fim de sua primeira vida, a gerente explica que existe nos pneus novos um indicador de desgaste chamado TWI (Tread Wear Indicator). “O ideal é realizar a recapagem quando o pneu estiver com sua profundidade perto de 2 milímetros de borracha restantes”, explica. Segundo ela, são várias as vantagens: além da economia, o processo de recapagem prolonga a vida útil, além do descarte de menos pneus usados no meio ambiente. “É um fator que contribui com a economia para o cliente final e um serviço ambientalmente correto, certificado pelo Inmetro”, conclui.
O setor, regulamentado pela Portaria 444 (19 de novembro de 2010), é também fiscalizado pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas). A reforma repõe no mercado mais de 8 milhões de pneus da linha de caminhão/ônibus por ano, enquanto a indústria de pneus novos repõe 6 milhões para o mesmo setor.
Números de Recapagem no Brasil
- Cerca de dois terços dos pneus de caminhão/ônibus, em uso, são reformados.
- A produção de pneus reformados (caminhão e ônibus), em 2012, foi de 8,8 milhões de unidades;
- A atividade gera mais de 250 mil postos de trabalho – somente as unidades reformadoras geram 40 mil empregos;
- Existem no Brasil mais de 1.200 unidades reformadoras;
- Proporciona uma economia para o setor de transportes de 7 bilhões de reais/ano;
- Economia de 57 litros de petróleo por pneu reformado na linha caminhão/ônibus
- O pneu reformado possui rendimento quilométrico semelhante ao novo, com custo 73% menor ao consumidor.