Irizar apresenta seu primeiro caminhão, totalmente elétrico




A Irizar, empresa tradicional do segmento de ônibus, que atua na Espanha, Marrocos, Brasil, México e África do Sul, acaba de anunciar seu primeiro modelo de caminhão, o Irizar ie Truck, modelo totalmente elétrico que começará a ser vendido em 2019 na Europa. O anúncio foi feito durante evento na fábrica da empresa em Aduna, Espanha, onde foram investidos mais de 75 milhões de Euros em tecnologia para eletromobilidade.

A fábrica de 18 mil metros quadrados pode fabricar até 1.000 caminhões por ano. Nessa mesma fábrica são feitos vários modelos de ônibus da marca. O ie Truck é voltado para aplicações urbanas principalmente, mas pode ser usado em rodovias em curtas distâncias. O PBT do modelo 6×2 apresentado é de 18 toneladas, e o comprimento total é de 8 metros.

A empresa ainda planeja oferecer uma versão com motor convencional, mas usando gás natural como combustível. O design do caminhão é claramente inspirado nos ônibus da montadora.

Além da pegada ecológica, o modelo ainda conta com muita tecnologia embarcada, como controle de estabilidade, sistema de nivelamento automático da suspensão, aviso de mudança de faixa e sistema de frenagem de emergência.

A cabine é a mais baixa do mercado, com um único degrau para subir a bordo. O chassi é muito versátil, e pode ser equipado com qualquer tipo de implemento disponível.




Deixe sua opinião sobre o assunto!