Librelato comemora 49 anos de história




A Librelato comemorou 49 anos de atividades neste dia 03 de maio. Após quase cinco décadas do início de suas atividades, a empresa já está entre as três maiores empresas do segmento no País, contando com a colaboração de mais de mil profissionais.

“Por conhecermos muito profundamente as características de transporte do País e as operações logísticas na prática, além de termos conquistado um estreito relacionamento com nossos clientes, conseguimos fechar parcerias duradouras ao longo dos anos. Além disso, nossos produtos são desenvolvidos respeitando as condições de rodagem do Brasil, tanto as boas como as ruins”, disse José Carlos Spricigo, CEO da empresa.

Um dos momentos mais marcantes na história da empresa ocorreu 23 anos após o início de suas atividades, em 1969, quando era estabelecida em uma pequena serraria na cidade de Orleans, SC. Foi a produção do primeiro semirreboque da marca liderada pelo criador da empresa, José Carlos Librelato. A aceitação do mercado determinou um crescimento constante e a expansão dos negócios levou à inauguração das unidades de Criciúma e Içara II. Vieram então os primeiros contratos fechados no mercado internacional. “Hoje nossos produtos são muito bem aceitos em importantes mercados de exportação da América do Sul e da África, que possuem condições de rodagem muito semelhantes a do Brasil”.

LEIA MAIS  PRF apreende 13 caminhões por transporte irregular de produtos químicos

Atualmente a Librelato possui três unidades fabris responsáveis principalmente pelos produtos de linha pesada (Reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens), sendo duas em Içara-SC e uma em Criciúma-SC. Além destas unidade, a Librelato conta também com mais uma unidade em Orleans-SC, a LIBREMAC. Para suportar comercialmente o crescimento da marca no Brasil, a Librelato conta com 54 revendas estrategicamente instaladas em todo o território nacional, e distribuidores no exterior. Além disso, a empresa possui o Consórcio Nacional Librelato, administrado pela CONSEG, empresa que atua no ramo desde 1992 e também administra o consórcio de outras marcas como New Holland, Suzuki e Iveco.

O crescimento como consequência de uma gestão focada na qualidade e eficiência foi acontecendo de forma paralela em todas as áreas da empresa. Tudo isso gerou  reconhecimento não só dos nossos clientes, mas também através de prêmios como:

  1. Título de “Empresa Brasileira do Ano “, pela Latin American Quality Institute;
  2. Prêmio Gestão em Qualidade do Instituto de Pesquisas Conquistas;
  3. Certificado de Responsabilidade Social – Destaque Santa Catarina – Assembleia Legislativa;
  4. Prêmio AutoData – Melhores do Setor Automotivo;
  5. Estar entre as 1000 maiores empresa do país na Revista EXAME;
  6. Ser eleita umas das Melhores Empresas para Trabalhar em SC;
  7. Prêmio de Campeã da Inovação, sendo eleita uma das empresas mais inovadoras.
  8. Empresa Cidadã;
  9. Marca do Ano – Fenabrave.
LEIA MAIS  Tabela de Frete: Veja o que acontece se ficar ou se cair a liminar

Market share com crescimento contínuo e sustentável

Com um leque de opções em produtos a Librelato alcançou em 2015 10% de market share no mercado, subindo para 12% em 2016 e 2017. “Adotamos a premissa de sustentabilidade financeira em detrimento de ganho de mercado”, explicou Spricigo. “Para 2018 estamos projetando um número próximo a 15%, resultado esperado devido à reestruturação de nossa rede de representantes, aumento do portfólio de produtos e investimentos em processos com o objetivo de aumentar nossa capacidade produtiva”, finaliza.

Com uma série de ações administrativas e comerciais adotadas, hoje a marca Librelato é uma das mais fortes na comercialização da linha basculante, onde já chegou a 25% de share no mercado. Na linha graneleira, o implemento mais vendido do Brasil, a marca alcançou cerca de 20% de participação, enquanto na linha florestal chegou a 30%, entre outras cases de sucesso.




Deixe sua opinião sobre o assunto!