DestaquesNotíciasTecnologia

O Filme Stretch no Acondicionamento de Cargas

O STRETCH é um filme transparente produzido em PEBD ou PELBD (Polietileno Linear de Baixa Densidade), muito útil na hora de paletizar mercadorias – no sentido de embalar e proteger os materiais para movimentação de carga, mas além do transporte também pode ser utilizado para agrupar itens menores. Trata-se de um filme estirável – significa que pode ser tracionado para que a embalagem fique justa no entorno da carga. O plástico possui uma “memória” onde as moléculas tendem a se contraírem retornando para sua posição de origem após serem esticadas. O filme pode ter até 500% de alongamento até sua ruptura, mas normalmente são esticados cerca de 100% a 300% na aplicação. Diferentemente do filme schrink, o stretch não necessita de uma etapa de encolhimento, sendo assim um material de fácil aplicação, além de barato.

O Stretch Wrap é atóxico e altamente maleável, protegendo a carga de poeira, perfuração, danos e avarias. Por isso são os materiais mais utilizados por transportadoras, armazéns logísticos e indústrias em geral. São materiais de excelente resistência mecânica e contra perfurações. Por isso a minimização aos danos dentro da instalação na utilização do envoltório elástico, pois as mercadorias acondicionadas são movimentadas por paleteiras ou empilhadeiras, minimizando o risco de danos em relação às mercadorias movimentadas manualmente.

São muitas as vantagens da aplicação do filme stretch. O manuseio de embalagens individuais é mais demorado que o manuseio de cargas unitizadas, o que ajuda a economizar horas de trabalho em movimentação. Há uma economia de tempo de caminhão parado nas docas para carregamento, além da otimização dos espaços de carga.  O stretch filme também ainda a vantagem de ser facilmente reciclado.

Material muito utilizado em fábricas e indústrias de piso cerâmico, refrigerante, frasco, tampa, fralda, celulose e papel, agricultura, carga, eletroeletrônico e em qualquer uso que se utiliza da paletização de materiais.

Oferecidos nas opções MANUAL (bobinas padrões) AUTOMÁTICO (bobinas grandes), que necessita de equipamento para aplicação – cuja a bobina aplicada são maiores que as convencionais e também na opção MANUAL, onde o tamanho padrão são bobinas de 500mm (50 cm)  de altura. A parede do filme stretch tem normalmente entre 20 micra a 40 micras de espessura.

Benefícios do FILME STRETCH: Proteção contra umidade, poeira, sujeira, insetos e roedores e também de furtos de carga.  Segurança no manuseio de cargas, conferindo estabilidade ao material envasado. Muito prático e econômico, trata-se de um material experimentado no meio industrial de tecnologia simples e cujo investimento na aplicação é muito baixo.

Na aplicação automática por meio de equipamentos, utilizam-se normalmente modelos orbitais. Nesse mecanismo o braço gira em torno do pallet, aplicando o filme. A haste é fixa e a base do equipamento é que orbita fazendo com que a carga puxe o plástico.

A PAPERPLAST tem a solução para embalagens e forração de carga para o caminhoneiro. Disponibilizamos em nosso site www.paperplast.com.br materiais como Lona Plástica Preta, Lona Dupla Face, Filme Plástico para Estufa, Filme Stretch entre outros materiais. Visite nossa loja online e conheça nossa linha completa de materiais com o menor custo para seu negócio.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading