Deputados da União Europeia passam a noite em caminhões para conhecer rotina de caminhoneiros




Dois deputados da União Europeia, Wim van de Camp e Ismail Ertug, relatores dos projetos de lei sobre tempo de direção e descanso de caminhoneiros, e de acesso à profissão e ao mercado de transporte, passaram uma noite na cabine de caminhões estacionados em uma parada de caminhões, para conhecer e entender a rotina dos caminhoneiros que rodam pela Europa.

A visita dos deputados ao estacionamento visa chamar a atenção para a necessidade urgente de reforçar a infraestrutura dos estacionamentos de caminhões em toda a Europa. De acordo com os deputados, além de um bom estacionamento, os motoristas precisam de boas instalações sanitárias, com banheiros e chuveiros adequados, e também pontos de abastecimento para caminhões e alimentação balanceada para os motoristas.

As medidas são parte de uma grande pacote de medidas que visa reduzir a falta de mão de obra no setor de transportes na Europa. Por ser considerada uma ocupação inferior a cargos que precisam de formação específica, baixos salários e tempo fora de casa, cada vez menos jovens ingressam na profissão.

LEIA MAIS  Amaggi estuda comprar frota de 500 caminhões para esta safra

De acordo com os deputados, o conforto oferecido pelas cabines dos caminhões é suficiente para uma boa noite de descanso, e isso deve ser regra geral para atender a todos os motoristas que rodam pela Europa.

LEIA MAIS  Letsara Transportes tem novas vagas para motoristas internacionais Mercosul

Diversos países da Europa obrigam que os caminhoneiros tenham o descanso semanal longe das cabines dos caminhões, em hotéis ou em casa, para aumentar o conforto. Muitos caminhoneiros não gostam dessa lei, por terem que ficar afastados de seus caminhões quando estão em viagem. Os deputados acham que os caminhoneiros não precisam ser obrigados a ficarem fora de seus caminhões, mas precisam ter locais adequados para descanso.

O Parlamento Europeu está prestes a votar uma série de leis que influenciam diretamente o transporte rodoviário em toda a União Europeia.




Um comentário em “Deputados da União Europeia passam a noite em caminhões para conhecer rotina de caminhoneiros

  • 05/05/2018 em 07:52
    Permalink

    Nos Estados Unidos é proibido motorista pernoitar em cabine sem leito. Se o caminhão for cabine simples e por acaso passar a noite fora de casa tem que dormir em hotel.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!