Caterpillar comemora produção do milésimo caminhão de mineração 797




A Caterpillar comemorou recentemente a fabricação do 1000o Caminhão de Mineração 797 Cat ®. Com capacidade de carga útil de 400 toneladas (363 toneladas métricas), o modelo 797F é o maior caminhão da Caterpillar e o maior caminhão de mineração acionado mecanicamente no mundo.

O 797 é o único caminhão de mineração dessa categoria de tamanho a atingir o marco de 1.000 unidades. O primeiro 797 colocado em uma operação de mineração foi comissionado em 1999 e ainda está em serviço, com mais de 130.000 horas de trabalho nas areias betuminosas canadenses. A durabilidade estendida ajudou o 797 a se tornar um pilar importante nas operações nas areias betuminosas no Canadá. Desde então, a variedade de aplicações aumentou para incluir minas de cobre, carvão e minério de ferro, com o maior volume de caminhões distribuído pela América do Norte, América do Sul e Austrália.

“O 797 comprovou sua capacidade de fornecer alta produção nas condições mais difíceis: do frio extremo e solo macio nas areias betuminosas canadenses a aplicações subterrâneas profundas em extração de cobre em alta altitude na América do Sul”, afirmou Sudhanshu Singh, gerente global de produtos para caminhões de mineração grandes. “O 797F é referência de produção para caminhões de mineração de alta classe em uma ampla variedade de aplicações. Esse é o principal motivo pelo qual há duas vezes mais 797s em operação atualmente em comparação com o número total de todos os caminhões da concorrência nessa categoria de tamanho”.

O motor C175 de 20 cilindros e quatro turbocompressores da Cat alimenta o 797F. Produzindo 4.000 HP (2.983 kW), o C175 oferece mais potência para uma maior aceleração, velocidade gradual mais rápida e maior produtividade. Para aplicações que não exigem a mais alta potência, como transportes em terreno plano encontrados em muitas aplicações de carvão e de minério de ferro, está disponível uma versão de 3.550 HP (2.647 kW). Uma variedade de mapas de combustível está disponível para equilibrar a produtividade e o consumo de combustível, e uma configuração de Tier 4 está disponível para atender aos padrões de emissões do escape da América do Norte. Como ocorre com todos os caminhões de mineração grandes da Cat, o 797F possui um trem de força completo totalmente projetado e fabricado pela Caterpillar.

A Caterpillar montou o 1.000o 797 e todos os seus predecessores na fábrica de Decatur, Illinois, EUA. A fábrica de Decatur faz a montagem de todos os caminhões de mineração grandes da Cat.




Deixe sua opinião sobre o assunto!