Triel-HT personaliza Scania com escada giratória equipado com transmissão Allison




Com demanda por uma grande manobrabilidade e a necessidade da compatibilidade com acessórios de combate a incêndios, o Grupo Triel-HT, fabricante de veículos especiais, escolheu uma transmissão totalmente automática Allison modelo 4500 para equipar seu caminhão autoescada com alcance de 42 metros de altura.

A opção do chassi comercial Scania P440 6×4 foi feita com base nas necessidades do complexo projeto para o caminhão de bombeiros de alto alcance. A Allison modelo 4500 permite que chassi, implemento e bomba trabalhem juntos de forma eficiente.

“Em nossos veículos, preferimos as transmissões da Allison em virtude da facilidade, da segurança e da performance que proporciona aos bombeiros durante o deslocamento, além da agilidade nas manobras durante a operação”, explica Marciano Dalla Rosa, diretor da Triel-HT. “Há, ainda, a facilidade de integração da transmissão ao implemento e aos controladores eletrônicos que operam o caminhão durante a ocorrência”.

LEIA MAIS  Transportadores de Santa Catarina compram caminhão para o Corpo de Bombeiros

O veículo não é exclusivo para o mercado brasileiro, também atende aos rígidos padrões da National Fire Protection Association (NFPA). “Os caminhões com transmissão automática Allison também se diferenciam quando avaliados de acordo com as normas internacionais, que exigem dos veículos performances extremas de utilização no que diz respeito ao deslocamento para o atendimento da emergência. Elas também trabalham em perfeita integração com os implementos que vão acoplados ao veículo”, afirma Dalla Rosa.

O projeto do caminhão autoescada teve seu início em 2012, e foi tão complexo que a Triel recebeu uma comissão de bombeiros americanos para avaliar se o veículo atendia as normas internacionais. A demanda veio da Novelis, líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio, para a sua fábrica localizada em Pindamonhangaba (SP).

“Nossa fábrica tem estruturas muito grandes e, devido ao processo de fabricação de alumínio, nosso corpo de bombeiros interno precisa de um veículo ágil que atinja os altos telhados dos nossos galpões de produção”, comenta Daniel Forastieri, diretor de EHS da Novelis South America.

LEIA MAIS  Setor de implementos rodoviários registra forte alta em 2018

As especificações do caminhão incluem uma bomba com capacidade para 7.000 litros por minuto, linha de ar respirável para o resgate em alturas e uma conexão de entrada e saída de água na parte traseira do veículo.




Deixe sua opinião sobre o assunto!