CaminhõesDestaquesMontadorasNotícias

Caminhões elétricos Volvo farão parte de projeto inovador nos Estados Unidos

A Volvo Trucks vai participar de um projeto de demonstração de caminhões elétricos no estado da Califórnia no próximo ano. Início da comercialização deste tipo de veículo nos EUA será em 2020.

Numa ação conjunta entre Grupo Volvo, Departamento de Gestão da Qualidade do Ar na Costa Sul da Califórnia e líderes da indústria de transportes e infraestrutura de recarga elétrica, caminhões totalmente elétricos Volvo entrarão em operação no estado americano já no ano que vem.

A comissão de recursos do ar da Califórnia alocou USD 44,8 milhões para o projeto Volvo LIGHTS (Low Impact Green Heavy Transport Solutions / Soluções em Transportes Pesados com Baixo Impacto Ambiental, em português). A ação envolverá 16 parceiros, incluindo dois dos principais frotistas de caminhões dos Estados Unidos.

O Volvo LIGHTS é parte dos investimentos climáticos da Califórnia, uma iniciativa estadual que destina recursos para a redução de emissões de gases de efeito estufa, reforçando a economia e melhorando a saúde pública e o meio ambiente.

“Este é mais um passo importante em direção à nossa visão de zero emissões. Estamos convencidos de que caminhões elétricos serão fortes promotores de transportes sustentáveis. Temos orgulho em contribuir com o conhecimento do Grupo Volvo para essa inovadora parceria público-privada”, diz Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks.

RECOMENDADO  eActros é modificado, passando a ter cinco eixos e capacidade de carga de 30 toneladas

As unidades de demonstração serão baseadas na tecnologia do caminhão Volvo FE Electric, apresentado pela Volvo Trucks em maio e que começa a ser comercializado na Europa em 2019.

“Esta é uma excelente oportunidade para demonstrar o potencial da eletrificação de ponta a ponta”, afirma Peter Voorhoeve, Presidente da Volvo Trucks North America. “Desde a coleta de energia solar nas instalações de nossos clientes, passando pela disponibilidade dos veículos para o trabalho, até o potencial para reutilização posterior das baterias, este projeto fornecerá dados extremamente valiosos para todos os envolvidos”, assegura.

Várias tecnologias inteligentes (smart) serão aplicadas – incluindo o diagnóstico remoto, geocercas e a plataforma de gestão de serviços conectados da Volvo – para monitorar o desempenho dos caminhões e maximizar a disponibilidade dos veículos.

RECOMENDADO  Empresa da Índia apresenta caminhão elétrico com design diferentão e 24 mil Nm de torque

O projeto Volvo LIGHTS é um exemplo das novas formas de parceria público-privadas possibilitadas pela eletrificação do transporte em caminhões. São iniciativas que trazem benefícios para a qualidade do ar, reduzem o ruído do trânsito, bem como os congestionamentos durante os horários de pico, já que as operações podem ser realizadas com mais silêncio e sem emissões de escapamento durante a noite e a madrugada.

Dados

  • A Volvo Trucks terá oito unidades de demonstração elétricas, com diferentes configurações, na Classe 8 (Tara +15 toneladas). Além disso, mais 15 unidades pré-comerciais estarão em operação em toda região da costa sul da Califórnia.
  • Além das baterias dos caminhões, o projeto também integrará outros equipamentos elétricos como estações de recarga e geradores fotovoltaicos de energia.
  • Estima-se que o projeto reduzirá em 3,57 toneladas as emissões de poluentes (poluentes do ar definidos) e 3.020 toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading