Designer recria Volvo NH baseado na linha FH atual




Caminhões bicudos estão tão dentro do gosto dos entusiastas de caminhões, que vários modelos atuais, com cabine frontal, foram convertidos para modelos “Torpedo” fora do Brasil. É o caso dos modelos Scania, transformados pela empresa holandesa Vlastuin Truckopbouw.

Mesmo sendo as mais famosas, essas conversões não param nos modelos Scania, e há inclusive um modelo DAF, batizado de XT, rodando por estradas da Alemanha. Porém, quando o assunto é Volvo, as conversões, se existem, são muito raras. O Volvo NH, produzido até 2006, não deixou substituto quando foi descontinuado, encerrando a produção de bicudos da Volvo.

Nessa semana, para reacender a chama por caminhões Volvo bicudos, um designer alemão, chamado de Felix Ludwig, que faz modificações especializadas para o simulador de transportes Euro Truck Simulator 2, apresentou uma projeção 3D de um novo Volvo NH.

Batizado de Volvo NH 750, o caminhão seria equipado com o motor mais potente do mundo, o D16G, de 6 cilindros e 16 litros, com 750 cavalos de potência. A inserção do capô, mesmo usando a cabine atual dos Volvo, criada para ser frontal, deixou o design do modelo fluído, com linhas modernas e bonitas. A grade frontal e os faróis foram bem harmonizados no projeto, e tudo parece ser original de fábrica.

LEIA MAIS  PRF recupera caminhão em Feira de Santana-BA roubado há quatro anos

Para criação de um modelo bicudo, em geral, a Vlastuin compra cavalos-mecânicos com a versão mais longa de chassi disponível, em versão 6×2 ou 6×4, e a cabine é recuada cerca de um metro para trás. Essa mudança na posição da cabine deixa o motor exposto, mas o para-choque frontal e faróis são mantidos na posição original, para aumentar a segurança do modelo e cumprir o que diz a legislação europeia. A Vlastuin já entregou a 61ª unidade Scania convertida para o modelo bicudo. Da nova geração, a empresa fez quatro unidades. Todas as outras se baseiam na geração anterior da Scania na Europa, conhecida como linha PGR.

No modelo Volvo ,caso fosse criado, o processo de conversão seria parecido. A principal mudança estética estaria nas portas do modelo, que precisariam de uma adaptação para se adequarem às linhas dos para-lamas.

LEIA MAIS  PRF recupera carga de R$ 1,5 milhão e liberta caminhoneiro em SP

De acordo com Felix, que tem apenas essa imagem do novo NH, ele se inspirou na primeira geração dos modelo NH para construir o modelo. De acordo com ele, o Scania não deveria ser o único caminhão europeu atual com capô, e por isso criou o modelo 3D do Volvo NH. A decisão de criar o modelo veio fácil, já que ele é um grande fã dos caminhões Volvo.

Basta saber se haveria interesse de um construtor independente, como a empresa Vlastuin, em construir um modelo real baseado nessa projeção 3D.




6 comentários em “Designer recria Volvo NH baseado na linha FH atual

  • 06/10/2018 em 20:04
    Permalink

    Ja tem o VNL que é uma maravilha, so tem que vender eles no Brasil e asunto fechado.

    Resposta
  • 06/10/2018 em 18:13
    Permalink

    Nem de longe isso aí seria um NH. Parece mais um FH com encherto de capo de T124. Querem visualizar como seria um NH? Peguem um FH4 desloquem a cabine para tras e coloquem um capô do VNL americano. Receita igual ao do NH original.

    Resposta
  • 06/10/2018 em 17:54
    Permalink

    Até os europeus voltam para os bicudos, só este país de mherda que brasileiro gosta de viajar inseguro, exposto à colisão frontal e dormir embolado que nem cobra dentro de uma cabine apertada.
    Por aqui, quem gosta de bicudo deve desembolsar bastante $$$$$$$ e enfrentar a burocracia para modificar um caminhão ou…. $$$$$$importar $$$$$$

    Resposta
    • 09/10/2018 em 15:33
      Permalink

      Não existem bicudos na Europa. Só EUA que exporta alguma coisa pra Austrália e região alem de países vizinhos como Peru….

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!