É verdade que a equipe de Bolsonaro descobriu frota de caminhões de Eike Batista no Pará?




Um vídeo impactante circula pelo Whatsapp mostrando centenas de caminhões parados, e o texto que o acompanha diz que a equipe de transição do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro descobriu uma frota de 720 caminhões bitrem abandonados no Pará, todos do empresário Eike Batista, que deu calote no BNDES, em esquemas com o partido PT. Mas será que a informação é verdadeira?

O vídeo mostra mesmo uma frota de caminhões parados no tempo, e o nome da empresa mostra as palavras Transportadora Batista Duarte, o que, de acordo com a descrição do vídeo, liga os caminhões ao empresário brasileiro Eike Batista, que já foi um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 16 bilhões, mas hoje está falido e muito endividado.

Veja o texto que acompanha o vídeo, e mais abaixo, o vídeo que mostra os caminhões:

A equipe de transição do governo do Bolsonaro em ação, descobriram 720 Carretas Bi-trem (todas com adesivos do BNDS) abandonadas no Pará de de uma das Empresas de Eike Batista. Dinheiro do povo jogado no lixo através dos esquemas do PT no BNDES. Inacreditável esse cemitério de caminhões Bi-trem!!! Veja o vídeo.

Porém, a realidade do vídeo é bem diferente. A empresa Transportadora Batista Duarte parou suas atividades em 2016, atingida pela grave crise que massacrou o setor de transportes. Alem dos mais de 400 caminhões da empresa parados por falta de fretes, houve demissões em massa, em uma época difícil para o setor de transportes, que hoje está em plena recuperação. No total, são 491 caminhões parados, e não 720, como citado no texto.

Apesar do nome Batista estampado na frente da empresa e nos caminhões, não há ligação com o empresário Eike Batista. O empresário sequer atuou no segmento de transportes, investindo sua fortuna em negócios do setor de petróleo e energia.

Em casos de empréstimos do BNDES para financiar veículos por meio do FINAME, caso ocorra um calote, o responsável pela dívida é o agente financeiro que fez o empréstimo. O BNDES não leva prejuízo.

Ou seja, a informação é falsa.




5 comentários em “É verdade que a equipe de Bolsonaro descobriu frota de caminhões de Eike Batista no Pará?

  • 13/11/2018 em 13:17
    Permalink

    Nada aver com equipe de Bolsonaro isto aí tudo Agora e bolsoBols q faz parte cambada petista aceita q perderam q foi menos está empresa é mais uma q o PT beneficio isso sim ineu conhesso

    Resposta
  • 13/11/2018 em 13:14
    Permalink

    Esse vídeo é antigo tem mais ou menos uns três anos que eu vi ele

    Resposta
  • 13/11/2018 em 11:55
    Permalink

    Pois se precisar de um empréstimo desse banco não consigo mas tem milionários faz empréstimos e compra centenas de caminhões e ficam aí abandonados aí prejuízo kem paga a conta disso em

    Resposta
    • 13/11/2018 em 12:55
      Permalink

      Por que o governo não repassa esses caminhões pra quem quer trabalhar

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!