Fretefy – O aplicativo que conecta o caminhoneiro às melhores cargas




O Fretefy é uma tecnologia que chegou para mudar o setor de transportes, promovendo a contratação de motoristas autônomos para as empresas, e facilitando a escolha das melhores cargas para os caminhoneiros. A ferramenta foi desenvolvida pela Gestran, empresa que atua há mais de 20 anos no setor de transportes, e que buscou na inteligência artificial uma solução para aceleração dos negócios.

O investimento para desenvolver o Fretefy foi de mais de R$ 2 milhões. “Ao longo de 24 meses, estudamos as necessidades dos clientes Gestran – transportadoras e embarcadoras – para desenvolver uma solução exclusiva que engloba as principais etapas do transporte de cargas, desde o gerenciamento dos novos fretes à contratação de transportadores parceiros e motoristas autônomos. Focamos também no frete retorno, evitando que os caminhões transitem vazios após chegar ao destino final”, revela o CEO Paulo Raymundi.

O Fretefy está disponível em dois formatos: o sistema 100% online para transportadoras e o aplicativo gratuito para caminhoneiros autônomos.

Fretefy para empresas

O operador cadastra as novas cargas no sistema para que os robôs do Fretefy busquem os melhores veículos disponíveis. A ferramenta leva em consideração itens como: local de coleta e entrega, características da carga e do caminhão, e se há necessidade de rastreador e gerenciadora de risco.

Após o cadastro das cargas, o operador indica a forma de publicação desta carga na ferramenta. O primeiro modo é a carga restrita, que é exclusiva para ser transportada por veículos dentro da transportadora.  O segundo é a carga direcionada, que direciona as cargas da transportadora para empresas parceiras, quando não há caminhões próprios disponíveis.

LEIA MAIS  Climatizador é opção para combater o calor no caminhão

O terceiro modo é a carga pública, que busca caminhoneiros próximos e que tenham o veículo correto para o transporte daquela mercadoria até o destino final. Com o sistema Fretefy, as empresas têm um sistema de gestão de frota própria, acompanham as cargas em transporte, contratam motoristas autônomos, conseguem fretes de retorno para os caminhões próprios e fazem parcerias com outras transportadoras. Tudo em uma só ferramenta.

Fretefy para caminhoneiros

Para o motorista autônomo, o Fretefy está disponível em forma de um aplicativo gratuito, em que o cadastro é feito em poucos minutos. Para o cadastro, além dos dados do veículo e do motorista, são pedidos uma foto da CNH e as regiões em que o caminhoneiro tem preferência em rodar. Depois, o Fretefy faz todo o serviço de encontrar cargas que se encaixem no perfil do caminhão e das rotas.

Quando chegar ao destino, o caminhoneiro pode fazer check-in da localização, e o sistema já busca novas cargas disponíveis na região de forma automatizada. Além dessas facilidades, é possível negociar valores com o contratante da carga por meio de um chat online.

O pagamento dos fretes é feito pela empresa contratante diretamente ao motorista. A forma de pagamento do frete é combinada diretamente entre a empresa e o caminhoneiro no momento da negociação do valor do frete.

O sistema agiliza o transporte para o caminhoneiro e reduz o tempo desperdiçado pelas transportadoras para identificar veículos disponíveis e visualizar dados essenciais, como entregas em andamento, finalizadas e quantas cargas ainda precisam ser transportadas.

Além destas funcionalidades, o Fretefy permite compartilhar cargas, escolher profissionais com alto nível de segurança (rastreadores e gerenciadoras de risco) e oferece a oportunidade de negociar valores dentro do próprio aplicativo, dispensando ligações telefônicas e trocas de e-mails.

LEIA MAIS  Venda de caminhões cresce 41% em novembro

Impressões do aplicativo

O aplicativo é leve, tem apenas 25 Mb de tamanho, ocupando pouco espaço no telefone. A interface dele é fácil de ser utilizada, e são poucas as permissões pedidas para instalação. Ao acessar, é necessário fazer o cadastro profissional do motorista, e posteriormente, deve ser feito o cadastro do veículo. Tudo é rápido, e levou menos de 10 minutos para ser feito.

Após o cadastro, já é possível ver cargas próximas à localização inicial, feita no momento do cadastro, ou é possível fazer check-in da localização atual para ver cargas próximas. Clicando na carga de interesse, aparecem mais detalhes, como origem e destino, valor, data de coleta e entrega, tipo da carga, peso e cubagem. Também é possível ver o nome do contratante do frete.

O Fretefy pode ser baixado na Playstore do seu celular ou CLICANDO AQUI.

 




2 comentários em “Fretefy – O aplicativo que conecta o caminhoneiro às melhores cargas

  • 23/11/2018 em 08:54
    Permalink

    Ótima plataforma para a transportadora !

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!