CaminhõesEmpresasNotíciasTecnologia

White Martins vai usar ferramenta para identificar comportamento dos motoristas

A inteligência artificial é aplicada cada vez mais no dia a dia das empresas, no processo de produção, na logística ou mesmo nos produtos e serviços ao cliente. A White Martins, líder de gases industriais e medicinais, começou de forma inovadora a usar em sua frota de veículos uma ferramenta capaz de identificar a fadiga ou distração do motorista de caminhão por meio de um algoritmo de inteligência artificial. “Foram meses de testes para aprimorarmos o uso da ferramenta. Toda tecnologia que venha nos assistir no aprimoramento da segurança é bem vista pela companhia”, afirma Marcos Guimarães, diretor de Logística de Líquidos da White Martins para a América do Sul.

Guimarães explica que a tecnologia captura a imagem do motorista em posição correta de direção, analisa os traços de sua face e cria uma base com suas respectivas características. Cada motorista tem seu padrão traçado, respeitando a imagem de cada um: tamanho dos olhos, formato do rosto ou mesmo um comportamento individual como piscar muito os olhos. A partir dessa base, o scanner da câmera identifica durante as viagens se alguma reação diferente da base estabelecida está ocorrendo. “Em tempo real, é possível identificar se motorista está piscando muito ou fecha os olhos mais tempo do que o normal, o que pode indicar sonolência; ou olhar para a lateral, sinalizar que está distraído”.

Ao verificar um evento de fadiga, o sistema aciona a cadeira, que irá vibrar e uma breve buzina para que o motorista tenha atenção. As imagens são enviadas a uma central de monitoramento que pode analisar o ocorrido em tempo real. Além disso, o supervisor da região recebe imediatamente um aviso no celular e uma ligação da central para que entre em contato com o condutor e avalie se este tem condições para seguir viagem.

A White Martins tem um rigoroso controle da saúde e bem-estar de seus motoristas. Eles dormem em hotéis, não dirigem por mais do que o recomendado por dia e passam por constantes treinamentos. A ferramenta é um coadjuvante neste processo, ajuda, por exemplo, a perceber distrações com celular, com paisagem ou sonolência. Segundo o diretor de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade da White Martins, Marcos Gonzalez.

O projeto piloto foi implantado em caminhões no Brasil e na Colômbia. Até o final de 2018, 200 a 250 caminhões terão o equipamento instalado em vários países de América do Sul. Neste primeiro momento, serão priorizados os veículos de rotas críticas (regiões montanhosas) ou longas (mais de 400 quilômetros de distância). A empresa tem a expectativa de implantar a tecnologia nos próximos quatro anos em todas as carretas. A empresa espera ainda uma redução de 27% em redução de eventos de alta severidade (colisões) e 28% de queda de roll overs (tombamentos). “Mesmo não tendo uma quantidade significativa de acidentes de alta severidade preveníveis – registramos cinco em 2017, nosso foco é a prevenção. Nossas carretas, considerando a atuação da companhia na América do Sul, rodam mais de 65 milhões de quilômetros por ano, o que seria suficiente para dar mais de 1600 voltas na terra. Por isso, é imprescindível o investimento em uma tecnologia que trará mais segurança aos nossos motoristas e às pessoas que circulam nas estradas”, analisa Gonzalez.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

7 thoughts on “White Martins vai usar ferramenta para identificar comportamento dos motoristas

  • REGINALDO GAMA

    Sempre achei uma empresa seria, já trabalhei a muitos anos atrás através de outra empresa terceirizada, mais pelo o que percebi todas as vezes que ia na mesma pra carregar já existia uma política de qualidade pra seus funcionários

  • Conheço esse diretor de logística, é um engenheiro exemplar, a inovação está no seu DNA, fico feliz por saber que os motoristas estão bem assistidos, um ótimo chefe e um amigo inigualável! Humildade e eficiência, Sua marca.

  • Carlos Araújo

    Na empresa em que trabalho foi instalada em todos os caminhões,confesso que no primeiro momento nós motoristas nos sentimos constrangidos ou sem “privacidade”..esperamos que venham a somar ..!!

  • Toda tecnologia que vem para melhorar a segurança das pessoas principalmente dos motoristas, vale a pena e importante!
    O problema que os motoristas brasileiros não respeitam leis nenhuma! Não são todos é claro!
    Se vc faz o certo e segue as normas não tem com que se preocupar.!

  • Será que não é suficiente a lei que regulamenta o horário dos motoristas?trabalhar numa empresa lixo como essa e ainda fadigado ,pressionado.isso deixa o motorista muito mais apreensivo.sabendo que o mesmo está sendo monitorado o tempo todo.é melhor estar dentro de uma cela preso do que dentro de um veicuve dessa empresa.

    • Pelo contrário essa é uma empresa referência em segurança e é uma das poucas que respeita os horários de trabalho do motoristas.
      Portanto vai c informar um pouco companheiro.

    • Gilmar, tem certeza que está tecendo comentários sobre WM?? Se for, deve ser algo pessoal. Você já foi colaborador da empresa ou de uma das prestadoras de serviço??

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading