Ajustar o defletor de ar faz muita diferença

A aerodinâmica de um caminhão é muito importante. Por serem grandes, os veículos pesados movimentam grandes quantidades de ar, e quanto mais fácil esse ar passar pelo caminhão, sem turbulência, menos consumo de combustível se tem.

E um dos pontos que deve receber atenção é a regulagem dos defletores de ar, para que o fluxo seja otimizado. Se a altura ou largura dos defletores da cabine estiverem apenas 6 centímetros abaixo da posição ideal, o consumo de combustível pode subir até 1%.

O correto é ter os defletores de ar posicionados pouco acima da altura do implemento, fazendo com que o fluxo de ar suba e seja direcionado por cima do reboque, sem ser retido pela parte frontal do implemento. O mesmo deve ser feito nos defletores laterais, que devem ser posicionados numa posição semelhante a do defletor superior.

Para facilitar a correção da posição dos defletores, muitos caminhões já tem ajustadores manuais por manivela, onde o ajuste é feito rapidamente, sem necessidade de outras ferramentas.

A nova linha Scania também inova nessa área, e tem, como opcional, a regulagem elétrica do defletor. Ao toque de um botão, o caminhoneiro muda a posição do defletor. Essa ferramenta é muito útil quando se troca de implementos muitas vezes.

Deixe um comentário!

Auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros é aprovado Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu