A aerodinâmica de um caminhão é muito importante. Por serem grandes, os veículos pesados movimentam grandes quantidades de ar, e quanto mais fácil esse ar passar pelo caminhão, sem turbulência, menos consumo de combustível se tem.
E um dos pontos que deve receber atenção é a regulagem dos defletores de ar, para que o fluxo seja otimizado. Se a altura ou largura dos defletores da cabine estiverem apenas 6 centímetros abaixo da posição ideal, o consumo de combustível pode subir até 1%.
O correto é ter os defletores de ar posicionados pouco acima da altura do implemento, fazendo com que o fluxo de ar suba e seja direcionado por cima do reboque, sem ser retido pela parte frontal do implemento. O mesmo deve ser feito nos defletores laterais, que devem ser posicionados numa posição semelhante a do defletor superior.
Para facilitar a correção da posição dos defletores, muitos caminhões já tem ajustadores manuais por manivela, onde o ajuste é feito rapidamente, sem necessidade de outras ferramentas.
A nova linha Scania também inova nessa área, e tem, como opcional, a regulagem elétrica do defletor. Ao toque de um botão, o caminhoneiro muda a posição do defletor. Essa ferramenta é muito útil quando se troca de implementos muitas vezes.
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO