Encontrou um caminhão abandonado ou suspeito? O que fazer?

Com o advento da internet, quase todo mundo, em todos os lugares, tem uma ferramenta no bolso para publicar e viralizar uma informação nas redes sociais. Com caminhões abandonados após roubos não é diferente.

São várias publicações nas redes sociais, mostrando alguns caminhões, abandonados após roubos de carga ou outras situações, que são feitas e a legenda é quase sempre a mesma: “COMPARTILHE ATÉ CHEGAR AO DONO”.

Além de ser uma atitude visando apenas a viralização do conteúdo, esse tipo de publicação praticamente não tem eficácia na recuperação do veículo roubado, além de ser bastante perigoso para quem faz as fotos, pois os criminosos podem ainda estar próximos ao veículo.

Qual a atitude correta?

Ao ver um veículo abandonado em estradas vicinais, aberto, ou de qualquer outra forma que cause suspeita de ser um veículo roubado, o correto é ligar imediatamente para a polícia, e se afastar do local.

Os telefones são:

  • Polícia Militar: 190
  • Polícia Rodoviária Estadual: 198
  • Polícia Rodoviária Federal: 191

Os agentes da polícia são preparados para situações como essa, possuem equipamentos para remoção do veículo, e se necessário, estão treinados e são equipados para enfrentar os bandidos.

Para ter certeza se o veículo é roubado, você pode baixar o aplicativo Sinesp Cidadão, e consultar a placa. Se o veículo já tiver sido incluído em qualquer sistema de veículos roubados, as informações serão mostradas pelo aplicativo.

As redes sociais são uma ferramenta incrível para aproximar pessoas, mas devem ser usadas de forma consciente.

Deixe um comentário!

Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia