Kenworth e Toyota trabalham juntas por caminhão zero emissões

Imagine um caminhão que roda como qualquer outro, com potência e autonomia idênticas a um modelo a diesel, mas que do escapamento só saia água pura. Pois saiba que esse caminhão já existe, e faz parte de um programa de desenvolvimento de veículos que não emitem poluentes, desenvolvido pela Kenworth e pela Toyota, que usa hidrogênio como combustível.

O caminhão está sendo desenvolvido sob a tutela do órgão governamental norte-americano California Air Resources Board, que tem o porto de Los Angeles como base para os testes dos veículos.

Kenworth e Toyota juntas irão fabricar dez caminhões Kenworth T680S, com motor movido por uma célula de hidrogênio. A queima desse combustível gera apenas água pura como resultado, sem emissão de poluentes comuns ao diesel, como CO2, enxofre e outros.

Os dez caminhões serão usados em uma operação real no porto de Los Angeles, levando cargas do porto até cidades próximas, como Ontario e San Bernardino.

A tecnologia dos motores à hidrogênio é usada para gerar energia elétrica, que alimenta motores elétricos e também baterias, que otimizam o desempenho do veículo. Os caminhões tem um alcance médio de 480 quilômetros.

No porto, o governo da Califórnia fará instalação de estações de recarga de hidrogênio, desenvolvidas pela Shell, que serão usadas pelos caminhões e também por outros veículos, de outras montadoras, como tratores, que também serão testados no porto de Los Angeles.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal