Startup americana é a primeira a ter lucro com caminhões autônomos

A Startup TuSimple, fundada em 2015, é a primeira fabricante de caminhões autônomos, que podem rodar praticamente sem qualquer ação de um motorista, a ter lucro com transporte de cargas. Atualmente a empresa opera 12 caminhões para alguns clientes em cinco rotas regulares de transporte, no estado do Arizona-EUA.

Para este ano, a empresa prevê a construção de mais 28 caminhões, e as operações serão expandidas para o estado do Texas. A empresa é pequena, se comparada com gigantes como a Tesla, Waymo, do Google, e Volvo.

Entre os clientes da TuSimple, que são mantidos em sigilo por questões estratégicas, estão algumas empresas internacionais que figuram entre as 100 maiores empresas, eleitas pela Revista Fortune.

As rotas que os caminhões da empresa rodam são normais, sem nenhum esquema de segurança especial. Os caminhões conseguem fazer entregas entre vários centro de distribuição dessas empresas, sem intervenção do motorista. Por segurança, em toda viagem, um engenheiro da TuSimple e um motorista qualificado ficam dentro da cabine, mas não fazem praticamente nada.

Para convencer os clientes, a empresa coloca eles dentro dos caminhões na operação normal, em estradas abertas, em vez de criar um ambiente de testes altamente controlado, como fazem alguns concorrentes.

Deixe um comentário!

Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980?