Startup americana é a primeira a ter lucro com caminhões autônomos

por Blog do Caminhoneiro

A Startup TuSimple, fundada em 2015, é a primeira fabricante de caminhões autônomos, que podem rodar praticamente sem qualquer ação de um motorista, a ter lucro com transporte de cargas. Atualmente a empresa opera 12 caminhões para alguns clientes em cinco rotas regulares de transporte, no estado do Arizona-EUA.

Para este ano, a empresa prevê a construção de mais 28 caminhões, e as operações serão expandidas para o estado do Texas. A empresa é pequena, se comparada com gigantes como a Tesla, Waymo, do Google, e Volvo.

Entre os clientes da TuSimple, que são mantidos em sigilo por questões estratégicas, estão algumas empresas internacionais que figuram entre as 100 maiores empresas, eleitas pela Revista Fortune.

As rotas que os caminhões da empresa rodam são normais, sem nenhum esquema de segurança especial. Os caminhões conseguem fazer entregas entre vários centro de distribuição dessas empresas, sem intervenção do motorista. Por segurança, em toda viagem, um engenheiro da TuSimple e um motorista qualificado ficam dentro da cabine, mas não fazem praticamente nada.

Para convencer os clientes, a empresa coloca eles dentro dos caminhões na operação normal, em estradas abertas, em vez de criar um ambiente de testes altamente controlado, como fazem alguns concorrentes.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário